twitter

Vinhos Verdes brilham na harmonização com a gastronomia mais requintada

Vinhos Verdes brilham na harmonização com a gastronomia mais requintada galeria icon Ver Galeria
Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 25 de setembro de 2023, às 19:30

Propostas apresentadas no Essência Festival.

A capacidade que os Vinhos Verdes têm para brilhar na harmonização com as propostas gastronómicas mais sofisticadas foi demonstrada em dois “banquetes” promovidos pelo Vinho Verde Essência Festival, que terminou ontem, no Porto. 

O programa contemplou, sexta-feira, as criações do chefe de cozinha com duas estrelas Michelin Rui Paula harmonizadas com vinhos da região escolhidos por António Lopes. No sábado, o cardápio foi elaborado pelos chefes Angélica Salvador e Tiago Bonito e pelo sommelier Manuel Moreira.

Nuno Pires, responsável pela Essência Company, a entidade organizadora do certame, explica que o festival pretendeu mostrar o enorme potencial dos Vinhos Verdes, aliando-os à gastronomia e à arte, com a realização a decorrer no jardim do Museu Soares dos Reis.

Na segunda edição do evento, refere, foi lançado o desafio à Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que se aliou como patrocinador a um festival que reuniu 40 produtores e incluiu espetáculos musicais com nomes sonantes como os GNR e Os Azeitonas.

Em seu entender, os Vinhos Verdes devem continuar o caminho da criação de valor, mantendo-se na senda de afirmação que já faz com que esta seja a região vitivinícola portuguesa com mais notoriedade a nível internacional a seguir ao Vinho do Porto.

A pensar na projeção mundial dos vinhos e do enoturimo nacional, a Essência Company já está a preparar a segunda edição da premiada Semana do Vinho e do Turismo, que vai decorrer entre 19 e 25 de fevereiro de 2024, no Porto.