Entrou esta semana em pleno funcionamento o novo sistema fotovoltaico de produção de eletricidade da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos, no centro da vila de cabeceiras de Basto, anunciou a autarquia. Aquela instalação de um conjunto de painéis solares ascendeu a um montante global de 10.824 euros, valor inteiramente financiado pelo orçamento municipal.
De acordo com informação municipal, nas condições ideais, este novo sistema de painéis solares assegurará a autossuficiência energética daquele estabelecimento de ensino.
Trata-se de um sistema com uma potência de pico de 11kw, sendo que a eletricidade produzida é imediatamente consumida no estabelecimento escolar, «o que proporcionará uma redução equivalente na fatura de eletricidade contratada», valorizam os responsáveis pela gestão municipal.
«A eficiência energética assume cada vez maior importância no que toca à redução do consumo de energia, o que por sua vez contribui para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente», suporta a gestão municipal, em comunicado.
Com a implementação destas medidas de eficiência energética, a Câmara Municipal de Cabeceirtas de Basto pretende diminuir o impacto ambiental da produção e distribuição de energia. Ao reduzir o consumo de energia é possível baixar os gastos com eletricidade ou combustíveis utilizados nos edifícios públicos, o que resulta em poupanças significativas a curto e longo prazo. Paralelamente, edifícios mais eficientes energeticamente podem proporcionar um ambiente mais saudável.