twitter

Freguesia do Vade ao dispor das famílias no arranque do novo ano letivo

Freguesia do Vade ao dispor das famílias no arranque do novo ano letivo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 16 de setembro de 2023, às 12:38

Junta assume novas medidas de apoio no arranque do novo ano letivo, para compensar agravamento do custo de vida

Face à atual conjuntura de agravamento de crise e do custo de vida sobre as famílias, a Junta da União de Freguesias do Vade, no concelho de Vila Verde, decidiu criar novas ajudas direcionadas a aliviar o peso das despesas com os filhos em idade escolar, neste início de novo ano letivo.

Reforçando o apoio que vinha prestando em anos anteriores, a autarquia do Vade ofereceu material escolar a todos os alunos que frequentam a escola EB1 e ampliou a disponibilidade de serviços ao nível de apoio ao estudo em determinadas disciplinas, às atividades extracurriculares e ao transporte das crianças de casa para escola.

O presidente da Junta da União de Freguesias do Vade, Carlos Cação, justifica a iniciativa como um investimento na educação e formação das crianças e jovens da freguesia, ao mesmo tempo que procura ajudar as famílias, que infelizmente estão cada vez mais asfixiadas financeiramente.

“As despesas e o custo de vida não param de crescer, sem que haja a devida compensação remuneratória para equilibrar as contas em cada família, e numa altura que em muitos casos ainda têm de suportar o contínuo aumento das taxas de juro dos empréstimos”, lamenta o autarca.

O presidente da Junta sublinha que essas dificuldades se agravam para quem vive em territórios de baixa densidade, como é o Vade, com especial incidência no que toca às acessibilidades.

Por isso, em colaboração com a Câmara Municipal, a autarquia assegura uma rede de transporte das crianças que frequentam a escola local, na maioria dos casos com recolha e entrega porta à porta. Este serviço colmata problemas que os pais enfrentam devido à incompatibilidade com os horários para se deslocarem para o trabalho.

Carlos Cação entende que “esta ajuda é muito significativa para as famílias”, reforçando que, “devido ao problema de acessibilidades com que se depara a freguesia, muitos pais veem-se obrigados a gastar muito tempo e também dinheiro, designadamente em combustível, nas deslocações necessárias para os empregos e para a assistência familiar”.

O programa da Junta da União de Freguesias nos serviços de educação e formação inclui o apoio diário ao estudo para ajudar as crianças ao final do dia a resolverem os seus trabalhos de casa. Acresce ainda o apoio a explicações às disciplinas de português e matemática, que é prestado todos os sábados, a todos os alunos, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário.

Em estreita colaboração com instituições locais, é desenvolvido o apoio fora do horário letivo. O caso do Centro social de Covas é um “parceiro fundamental na componente de apoio à família nas escolas, com a responsabilidade da confeção das refeições, acolhimento da manhã, prolongamento de horário e atividades nas interrupções letivas”.

A Junta do Vade comparticipa ainda todas as atividades extracurriculares, como é o caso do inglês, ioga, música, educação física e psicomotricidade.

Carlos Cação sublinha que todas estas medidas vêm reforçar o investimento que a Junta tem feito no setor da ação social, apontando medidas como o apoio de 250 euros à natalidade e as bolsas de 150 euros para os alunos do Vade que frequentam o ensino superior.

O autarca esclarece que “o objetivo da Junta é que nenhum encarregado de educação tenha que fazer um esforço orçamental extra neste início de ano letivo, de forma a não agravar os custos de vida com a educação e a formação das crianças, através de medidas que não podem ser tratadas como despesa, mas sim um investimento muito forte no futuro e na comunidade do Vade”.