twitter

Município de Esposende apoia 30 estudantes na sua formação superior

Município de Esposende apoia 30 estudantes na sua formação superior
Fotografia DR

Redação

Publicado em 12 de setembro de 2023, às 14:33

Trinta jovens receberam o valor nominal de 600 euros

  Em sessão informal, realizada esta tarde nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu à entrega de Bolsas de Estudo aos jovens estudantes do ensino superior que, no ano letivo 2022/2023, beneficiaram desta medida de âmbito educativo e social.

 Trinta jovens receberam o valor nominal de 600 euros, que se traduz num investimento global de 18 000 euros, depois de terem cumprido trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Câmara Municipal, durante 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas, em cumprimento do estipulado no regulamento.

 O Presidente da Câmara Municipal, que se fez acompanhar da Vereadora da Educação, Alexandra Roeger, e demais vereadores do executivo, apontou diversos aspetos positivos deste projeto que o Município mantém ano após ano, desde logo assegurando que a condição socioeconómica não constitua um fator impeditivo e discriminador no acesso à educação e à formação superior. O projeto cumpre, assim, as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere à Igualdade de oportunidades, Erradicação da pobreza e Educação de qualidade, áreas a que a que o Município tem atribuído especial atenção.

Benjamim Pereira notou também que a medida constitui um incentivo à formação de quadros técnicos superiores no concelho, estimulando a uma cultura escolar de excelência e alertando para a mais-valia de uma formação académica superior enquanto facilitadora da entrada num mercado de trabalho cada vez mais exigente ao nível da formação e qualificação.

O autarca considera igualmente positiva e enriquecedora a oportunidade de os bolseiros tomarem contacto com os serviços da autarquia, percebendo a dinâmica e a dimensão da atividade do Município, e melhorando, por esta via, o seu conhecimento, nas diversas dimensões, sobretudo social, cultural e administrativa.

  Comprovando esta realidade, tanto os alunos como os encarregados de educação, através dos seus testemunhos, saudaram a iniciativa da Câmara Municipal e o enriquecimento que pessoal e profissional que a mesma representa. Do mesmo modo, os técnicos que tiveram oportunidade de acompanhar os bolseiros consideram a medida positiva e uma mais-valia para os serviços, pela ajuda que proporcionam.

  Na interação com os alunos, o Presidente da Câmara Municipal exortou-os à participação cívica e a investirem na formação ao longo da vida, por forma a enriquecerem-se pessoal e profissionalmente.

 Benjamim Pereira expressou, ainda, o “pedido” para que, se possível, terminado o percurso académico, possam manter-se a trabalhar e a residir no concelho. Lembrou que Esposende foi o segundo município que mais cresceu em toda a zona norte e que ostenta a qualidade de vida como bandeira, e mostrou-se convicto de que o território terá certamente oportunidades para oferecer aos jovens quando ingressarem no mercado de trabalho. “Se puderem construam as vossas vidas aqui, temos um território magnífico”.