twitter

Casa das Artes abre nova temporada com teatro, dança contemporânea e música

Casa das Artes abre nova temporada com teatro, dança contemporânea e música
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 07 de setembro de 2023, às 16:52

A programação da nova temporada do espaço cultural privilegia as coproduções.

A nova temporada da Casa das Artes de Famalicão abre com quatro estreias em teatro, dança contemporânea e música, numa programação que privilegia as coproduções. O arranque dá-se já esta sexta-feira, dia 8 de setembro, com a estreia de “UNSETTLING SELF “de São Castro e “TUMULTE”, de Christine Hassid, dois momentos de dança contemporânea.

A programação continua nos dias 15 e 16 de setembro, com a estreia da encenação de Miguel Eloy da obra “O TARTUFO” de Molière, num trabalho com ex-alunos da ACE Famalicão. Numa encenação de Carlos Pimenta, as atrizes Emília Silvestre e Sofia Fernandes dão, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, corpo à estreia de “MULHERES DE SHAKESPEARE”, de Fátima Vieira e Matilde Real. Já a 30 de setembro e 1 de outubro, a Companhia de Música Teatral estreia na Casa das Artes de Famalicão “ORNITÓPERA”, um espetáculo de cruzamento da música e do teatro, para toda a família, mas pensado especialmente para os mais pequenos.

A programação da Casa das Artes de Famalicão prossegue, em outubro, com destaque para a oitava edição do CLOSE-UP – Observatório de Cinema, nos dias 14 a 21, em vários espaços da Casa das Artes de Famalicão e do Teatro Narciso Ferreira, sob o mote Infância e Juventude. Este ano, está prevista a exibição de cerca de 50 filmes em 30 sessões programadas. Um dos destaques já revelado vai para a noite de abertura, que tem como protagonistas os Sétima Legião, num concerto de celebração dos seus 40 anos, mas que terá também como atributo adicional a resposta a uma encomenda da Casa das Artes, na apresentação em estreia da banda sonora de “Um Tesoiro” (1958), uma curta-metragem de António Campos, numa das suas incursões pelo mar, pelos lugares e pelas gentes que lidavam com a faina da pesca.

A 7 de outubro, Bruno Nogueira, com Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, e outros músicos, propõe-se dar outra vida a canções populares com o espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”. 
 
Na rubrica da música para famílias, outubro oferece o 6.º Ciclo de Concertos Promenade da Casa das Artes de Famalicão, no dia 8, com a Orquestra Sinfónica ARTEAM. Este ciclo prossegue em novembro, no dia 5, com a Orquestra de Sopros EPABI, e no dia 3 de dezembro, com a Orquestra da ARTAVE.

A 13 de outubro, Victor Hugo Pontes apresenta o seu mais recente espetáculo de dança “Bantu”, numa coprodução Nome Próprio, A Oficina/CCVF, Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Casa das Artes de Famalicão, OPART/Estúdios Victor Córdon, Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Nacional São João.  No dia 21, numa ação inserida na Rede Informal para a Difusão da Música Antiga [ridMUSA], a Casa das Artes de Famalicão apresenta na Igreja Mariz Antiga da cidade o concerto da Orquestra Barroca D’Aquém Mar, que se propõe fazer uma viagem sonora entre 2023 e 1773. A 27 de outubro, Eixo do Jazz Ensemble (EJE) meets Virxilio da Silva, onde o músico vai interpretar repertório seu, com arranjos próprios para o EJE. Produção do Eixo do Jazz, em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão.

Novembro arranca com um espetáculo de dança. A Companhia Olga Roriz apresenta “A Hora em que não Sabíamos Nada Uns dos Outros”, no dia 3. A 10 e 11 de novembro, o teatro regressa com “O Meu Amigo H.”, do Teatro Nacional 21, com encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu. A programação de teatro prossegue com “A Ascensão de Arturo Ui”, pela companhia Teatro da Didascália, nos dias 24 e 25 de novembro, com dramaturgia de Bruno Martins.

O destaque musical do mês vai para Márcia, no dia 17 de novembro, com repertório de “Picos e Vales”, o seu quinto álbum lançado em 2022, após uma pausa por motivos de saúde. Espera-se, como Márcia já habituou o seu público e neste regresso à sala de espetáculos de Famalicão, um espetáculo emotivo, íntimo e ao mesmo tempo impactante.

O PaPI – Opus 7, um espetáculo de teatro infantil que resulta de uma coprodução da Casa das Artes com a Companhia de Música Teatral, vai percorrer várias escolas de Vila Nova de Famalicão, em novembro. No dia 11, vai ser apresentado no Pequeno Auditório, num espetáculo para famílias.

Dezembro traz à Casa das Artes de Famalicão a segunda edição do Festival Soul de Inverno, dias 1 e 2, com um cartaz que coloca em evidência artistas de renome nacional e internacional, numa produção da Casa das Artes com a Sons em Trânsito. “Noite de Verão”, de Luís Mestre, a derradeira noite da “Tetralogia das Estações”, é apresentada no dia 7 de dezembro. A pontuar a época natalícia, a Casa das Artes apresenta o espetáculo “Branca de Neve” da companhia Jangada Teatro.