Os números acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam-se dramáticos para o concelho de Esposende.
Durante o ano de 2022, o único concelho com costa marítima do distrito de Braga viu a população local beneficiária do Rendimento Social de Inserção (RSI) mais que duplicar. Foi o maior crescimento na atribuição do apoio que o Estado reserva para as famílias e pessoas singulares em situação de pobreza extrema.
O crescimento de 220,44 por cento face a 2021 fez o número de beneficiários subir de 137 em 2021, para 302, em 2022. Em 2021, o concelho de Esposende ocupava a vigésima posição no “ranking” do Minho no número de beneficiários de RSI, tendo passado para a oitava posição, no ano de 2022. As mulheres são a maioria dos beneficiários, tendo passado de 81 para 159, enquanto que o número de beneficiários do sexo masculino cresceu de 56 para 143.
Póvoa de Lanhoso com forte descida
No sentido completamente oposto ao verificado em Esposende foi o concelho da Póvoa de Lanhoso, que teve a maior descida do número de pessoas dependentes do apoio social destinados aos mais pobres. O concelho do interior minhoto registou uma redução de menos 14,34 no número de beneficiários de RSI.
Num ano em que a tendência geral dos 24 concelhos minhotos foi de subida, Lanhoso viu as pessoas dependentes do apoio descer de 237 para 203. Situação em tudo similar foi verificada em Vieira do Minho, que registou a segunda maior redução do número de beneficiários titulares do Rendimento Social de Inserção. A descida foi de 14 pontos percentuais, com os beneficiários de RSI a reduzirem de 242 para 208 ao longo de 2022.
Também os concelhos de Arcos de Valdevez (menos 10,66%), de Monção (menos 6%), de Ponte de Lima (menos 8,1 por cento) e de Valença (menos 9,5 por cento) estiveram do lado oposto da tendência de crescimento do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção.
A subida média nos distritos de Braga e de Viana do Castelo foi 4,78 por cento, com o número total de beneficiários a passar de 10 mil 716 para 11 mil 229 (mais 513).