É já no próximo sábado, dia 2 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, que 14 produtores da região vão estar de portas abertas para levarem os visitantes à descoberta do mundo dos Vinhos Verdes.
Trata-se de mais uma edição do “Dia de Portas Abertas”, iniciativa que a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes iniciou em 2019 com o objetivo de dar a conhecer os produtores e divulgar a oferta de enoturismo.
De Melgaço à região de Basto ou a Penafiel, há opções geográficas e de atividades para todos os gostos e bolsos, uma vez que há propostas gratuitas e outras pagas. Das caminhadas na vinha às provas de vinhos, dos passeios de comboio turístico aos piqueniques na vinha, o programa apresenta diferentes roteiros para conhecer o modo de vindima e de produção nas várias sub-regiões. É possível encontrar as diferentes opções e fazer a inscrição prévia nos produtores aderentes aqui.
A iniciativa conta com a participação dos seguintes produtores: A&D Wines – Quinta de Santa Teresa (Baião), Adega de Monção (Monção), Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto), Quinta da Lixa/Monverde Wine Experience Hotel (Amarante), Palácio da Brejoeira (Monção), Quinta da Raza (Celorico de Basto), Quinta de Lourosa (Lousada), Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto), Quintas de Melgaço (Melgaço), Quinta de Soalheiro (Melgaço), Quinta de Tamariz (Barcelos), Quinta das Arcas (Valongo), Edmun do Val (Valença do Minho) e Quinta da Aveleda (Penafiel).
Este ano, o evento tem a Sociedade Comercial C. Santos como parceiro de mobilidade, sendo que as viaturas Mercedes-Benz cedidas pelo representante da marca são 100% eléctricas ou híbridas plug-in, em consonância com os objetivos da Estratégia de Sustentabilidade da Região dos Vinhos Verdes.