twitter

Valença com centro interpretativo do Mosteiro de Sanfins após obra de 255 mil euros

Valença com centro interpretativo do Mosteiro de Sanfins após obra de 255 mil euros
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 25 de agosto de 2023, às 11:18

O investimento pretende ser o ponto de partida para recuperar o espaço de 20 hectares.

O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins, em Valença, está concluído após um investimento de 255 mil euros que pretende ser o ponto de partida para recuperar o espaço de 20 hectares, revelou esta sexta-feira o presidente da Câmara Municipal.

“A quinta onde se insere o mosteiro tem 20 hectares e reconstruímos a casa do caseiro como centro interpretativo. Temos um projeto de beneficiação para todo o espaço, que queremos vocacionar para o turismo cultural, uma vez que se trata de uma zona muito bucólica e interessante em termos patrimoniais e ambientais”, descreveu José Manuel Carpinteira, em declarações à Lusa.

Situado em Valença, o Mosteiro de Sanfins é Monumento Nacional desde 1910 e remonta ao ano de 600 depois de Cristo. Para o autarca, a conclusão do centro interpretativo constituiu um “primeiro passo” para a dinamização da zona, pretendendo-se que funcione como um “espaço de atendimento e informação” aos visitantes. A empreitada, da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença, foi financiada pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do Norte 2020.

O centro interpretativo é “uma nova estrutura, à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto mas perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente”, descreve a autarquia em nota de imprensa. O espaço acolhe sala multiúsos e de exposições para “dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo deste mosteiro”.