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The Prodigy deram espetáculo em Vilar de Mouros

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Fotografia Miguel Viegas

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 25 de agosto de 2023, às 17:27

Festival decorre até amanhã.

A atuação dos The Prodigy foi o ponto alto da programação do segundo dia do Festival Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, ontem à noite, com a banda de “big beat” a conquistar o público de todas as idades, que cantou, dançou e pulou ao longo do todo o concerto.


Os The Prodigy são um dos nomes sonantes do cartaz de luxo da edição de 2023 de Vilar de Mouros, com os fãs curiosos para ver a primeira atuação da banda britânica em Portugal desde a morte de Keith Flint, em 2019.
O momento de evocação do antigo vocalista do grupo música eletrónica de Essex aconteceu ao som de “Firestarter”, com a sua silhueta a ser projetada com traços verdes a laser nos ecrãs gigantes do palco.

Ao longo de todo o concerto, Maxim Reality (Keith Andrew Palmer) fez questão de manter a interação com o público, pedindo que se fizesse ouvir, que levantasse as mãos, que corresse em círculo ou que se agachasse, com a plateia a aderir com energia a todas as solicitações. O músico chegou mesmo a estar no meio do público.

Em termos musicais, os fãs vibraram com uma viagem por todo o reportório da banda, onde não faltaram títulos como “Firestarter”, “Out of Space” ou “Breath”, mas notório foi o regresso às origens, com temas do álbum “Music for the Jilted Generation”, de 1994, com o portentoso “Voodoo People” e “No Good (Start The Dance)”, tendo apenas faltado “Claustrophobic” e "Skylined”.

O segundo dia do festival mais antigo da Península Ibérica incluiu também Nowhere to Be Found, Millencolin e The Bloody Beetroots, depois do dia de estreia ter ficado a cargo da banda de Caminha Micomaníacos, The Last Internationale, Enter Shikari, Limp Bizlit e Xutos & Pontapés.


Hoje, vão subir ao palco Bizarra Locomotiva (19h15), Apocalyptica (20h45), Within Temptation (22h15) e Pendulum (00h15). Amanhã, é a vez de Peaches (19h15), Guano Apes (21h00), James (22h45) e Ornatos Violeta (00h45).

Com o objetivo de chegar aos 70 mil visitantes, mais 10 mil do que na edição passada, o festival aposta em quatro dias de música e em condições logísticas para garantir o conforto dos festivaleiros. Entre as novidades estão duas lojas Lidl, cadeia de supermercados que associa o seu nome ao festival organizado pela Surprise & Expectation, tendo como patrocinador principal o Crédito Agrícola e como parceiros a Câmara Municipal de Caminha e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.


Existem autocarros gratuitos e regulares entre a estação de comboios de Caminha e o recinto do festival. A organização garante uma aposta da sustentabilidade ambiental, assegurando que a central de tratamento dos banhos «reutiliza a água para os autoclismos» e que os fardos de palha usados no recinto vão ser encaminhados para a alimentação animal ou, no caso de estarem estragados, para compostagem.