A 38.ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, organizada pelo município famalicense, aranca na próxima semana, no dia 1 de setembro, e prolonga-se até 10 de setembro. O evento vai contar com perto de uma centena de expositores representativos do artesanato e da gastronomia portuguesa e com nomes como Paulo Gonzo, Aurea e Zé Amaro a compor o programa.
O certame abre portas este ano com um aumento do número de expositores e de artesãos e produtores certificados. Depois de em 2022 ter contado com perto de 70 expositores, este ano o evento aproxima-se da marca da centena de participantes de vários pontos do país - distritos de Braga, Porto, Faro, Coimbra, Aveiro, Bragança, Portalegre, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria - para representar artes, sabores, ofícios e tradições representativos da portugalidade, num evento que tem como ponto forte o trabalho ao vivo dos artesãos.
Para além de Paulo Gonzo (3 de setembro), Aurea (5 de setembro) e Zé Amaro (7 de setembro), vão ainda pisar o palco da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, Cristina Claro, Renata Braga, Costinha, Sérgio Mirra, a galega Uxía, entre outros nomes. Pelos dois palcos do evento vão passar perto de duas dezenas de artistas e grupos de Vila Nova de Famalicão, o que reforça o papel da Feira de Artesanato como um palco privilegiado também para a promoção e divulgação dos projetos artísticos locais.
A Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão tem entrada gratuita. É o primeiro ano que a iniciativa vai tirar total partido da renovada Praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como o antigo campo da feira semanal. Em 2022 passaram pelo evento mais de 100 mil pessoas.