A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas lançou uma campanha de angariação de fundos destinada à compra de uma nova ambulância de cuidados intensivos, no valor de 80 mil euros.
Intitulada “Escreva o seu nome na ambulância”, a campanha foi lançada segunda-feira, no quartel dos Bombeiros Voluntários das Taipas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, do presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas e comandante do corpo de Bombeiros.
Na ocasião, Domingos Bragança apontou a iniciativa como uma oportunidade para a comunidade vimaranense demonstrar a sua força e compromisso com a segurança e bem-estar de todos. O edil ressaltou a necessidade de esforços conjuntos para salvar vidas e oferecer cuidados intensivos pré-hospitalares, uma vez que, disse, «os cuidados intensivos pré-hospitalares são a primeira intervenção», nomeadamente nesta altura de calor, propícia ao aumento de morbilidades.
«Com esta ambulância, os Bombeiros Voluntários das Taipas estarão mais bem equipados para enfrentar situações adversas e oferecer assistência vital de emergência pré-hospitalar», assinalou. Domingos Bragança enfatizou também o papel abrangente da Proteção Civil, reconheceu o impacto que os Bombeiros Voluntários das Taipas têm na região norte do concelho e agradeceu a «dedicação incansável» de todos quantos estão envolvidos nas operações de salvamento de vidas.
Na abertura da sessão, Luís Soares, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários das Taipas e também presidente da Junta de Freguesia, expressou a sua gratidão pelo apoio demonstrado, enfatizando que a aquisição da nova ambulância é um «objetivo crucial para a nova direção, convocando a união de esforços para alcançar a meta financeira».
Na sua intervenção, o comandante Hermenegildo Abreu destacou que esta ambulância de cuidados intensivos «será fundamental para fornecer suporte avançado de vida a pacientes cuja sobrevivência depende de monitorização e terapêutica avançadas, em casos de disfunção ou falência profunda de órgãos ou sistemas».