twitter

Projeto + Vida instala Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal em equipamentos de Viana do Castelo

Projeto + Vida instala Rede de Desfibrilhação Automática Externa  Municipal em equipamentos de Viana do Castelo
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 22 de agosto de 2023, às 11:36

Numa primeira fase, a proposta prevê a colocação de 22 DAE’s nos equipamentos municipais.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a avançar com o Projeto + Vida, que vai promover a instalação de uma Rede de Desfibrilhação Automática Externa Municipal que assume o compromisso de salvar vidas e melhorar a cadeia de sobrevivência no concelho.

O DAE – Desfibrilhador Automático Externo semiautomático vai ser fixado em cabine própria, em local de fácil acesso, com boa visibilidade e que possibilite aceder a qualquer espaço do edifício a menos de três minutos. Numa primeira fase, a proposta prevê a colocação de 22 DAE’s nos equipamentos municipais. No entanto, em 2024, a autarquia quer ter um desfibrilhador automático em cada freguesia do concelho. Para a implementação do projeto, o município avança com a formação de 220 operadores de DAE.

Assim, nesta primeira fase, os desfibrilhadores vão ser instalados em 22 espaços, entre Centro Cultural de Viana do Castelo, Centro de Canoagem, Centro de Remo, Centro de Vela, Estádio Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico, Piscina Municipal Frederico Pinheiro, Pavilhão Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão Escola Básica de Foz do Neiva - Castelo Neiva, Pavilhão Escola Secundária de Monserrate, Pavilhão Escola Secundária de Santa Maria Maior e Pavilhão Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira.

Ficam então abrangidas na primeira fase a União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Darque, Santa Marta de Portuzelo, Afife, Vila Nova de Anha, Barroselas e Castelo do Neiva.

Os objetivos da medida são proporcionar meios à população que promovam a “Cadeia de Sobrevivência”, promover a desfibrilhação em tempo útil, implementar DAE’s em locais estratégicos do concelho, formar Operadores de DAE (ODAE), informar a comunidade da existência de DAE’s no concelho e sensibilizar a população para a correta ativação do socorro. O público-alvo do projeto é a população em geral, os praticantes de atividade desportiva, os alunos, docentes e não docentes das escolas do concelho.