twitter

Guimarães investe mais de dois milhões de euros para criar Unidade de Saúde Familiar em Moreira de Cónegos

Guimarães investe mais de dois milhões de euros para criar Unidade de Saúde Familiar em Moreira de Cónegos
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 21 de agosto de 2023, às 15:28

O novo edifício para a Unidade de Saúde Familiar vai custar 2,27 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, acompanhado da vereadora das Obras Municipais, Sofia Ferreira, e do presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, António Brás, visitou a obra de construção do novo edifício para a Unidade de Saúde Familiar da freguesia. O novo edifício vai custar 2,27 milhões de euros (+ IVA) e conta com o apoio financeiro da CCDR-N, ao abrigo do Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte).

O novo espaço de saúde tem uma configuração em estrela, projetado para ser funcional. Vai contar com três entradas permanentes, uma sala de espera para adultos, sala de espera materno-infantil, gabinetes de enfermagem, gabinetes de consulta, salas de tratamentos, sala de amamentação e fraldário, sala de internos e instalações sanitárias. No exterior, vai contar com várias vias de acesso pedonal, vias de circulação automóvel, passeios, lugares de estacionamento e espaços verdes, compreendendo uma área superior a 5 000m2.

Em comunicado, a Câmara de Guimarães refere que "a nova Unidade de Saúde Familiar vai melhorar significativamente a qualidade de vida da população local, no que diz respeito a cuidados de saúde, e servirá não apenas a população de Moreira de Cónegos, mas também a das Freguesias de Lordelo, Conde, Gandarela e Guardizela".

Na visita estiveram também presentes o Diretor Municipal de Intervenção no Território, Ambiente e Ação Climática, Joaquim Carvalho, e a Chefe da Divisão de Empreitadas, Fernanda Castro.