twitter

Celorico de Basto celebra artesanato e gastronomia no mercado municipal

Celorico de Basto celebra artesanato e gastronomia no mercado municipal
Fotografia DR

Redação

Publicado em 13 de agosto de 2023, às 10:16

Certame decorre até 15 de agosto.

A XXIV Feira de Artesanato e Gastronomia, a par da Mostra de Vinhos decorre até ao dia 15 de agosto, no Mercado Municipal, em Celorico de Basto. São cinco dias consecutivos de um evento que promete atrair milhares de pessoas à sede do concelho.

«O maior arraial minhoto acontece aqui em Celorico de Basto», disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara de Celorico de Basto durante a abertura daquele certame. «Esta é a festa do artesanato, com artesãos a trabalhar ao vivo e a mostrar a riqueza deste património, é festa do vinho verde, na terra do vinho verde de excelência, com 14 produtores engarrafadores de Celorico de Basto a marcarem presença neste evento. Mas também é a festa da gastronomia de qualidade com os restaurantes a fazerem verdadeiros pitéus gastronómicos para deleite das milhares de pessoas que aqui se deslocam, sendo sobretudo, a feira da alegria e do convívio», considerou o autarca.

Ainda segundo José Peixoto Lima, é naquele certame «que muitos dos nossos emigrantes se encontram entre si e com os residentes, onde matam as saudades e desfrutam do melhor que esta terra tem para oferecer». A feira conta com 40 stands de artesanato, 43 de gastronomia, cinco restaurantes, 14 vinhos e dois showcookings com chefs de renome. A animação privilegia os grupos da terra prevendo-se noites de muita alegria e convívio.

Este domingo, o certame conta com a presença do Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Sta. Maria de Canedo, ao grupo Andorinha Astuta e o grupo Somos Minho. Amanhã, véspera de feriado, às 20h30, no lagar de Azeite, está agendado o showcooking com o chef Tiago Bonito, a deambular pela feira estará a Tuna de Arnoia e os Balaquétua. A encerrar as festividades, a feira será animada pelo Rancho de Gandarela, pelo grupo Andorinha Astuta e pelos Mancamula.