twitter

Festival leva melhor folclore nacional aos pés do Castelo de Guimarães

Festival leva melhor folclore nacional aos pés do Castelo de Guimarães
Fotografia DR

Redação

Publicado em 12 de agosto de 2023, às 11:38

Campo de S. Mamede recebe esta noite a Gala de Folclore Nacional.

O Campo de S. Mamede, frente ao Castelo de Guimarães, é esta noite o palco da Gala de Folclore Nacional, integrada na programação do evento Fest'in Folk Corredoura, promovido anualmente pelo Grupo Folclórico da Corredoura, mas este ano com a certificação internacional CIOFF, afirmando-se como património mundial.

Este ano, o Fest'in Folk Corredoura faz parte dos poucos festivais que existem em Portugal com a certificação do CIOFF e também daqueles que existem a nível mundial, mas as novidades não se ficam por aqui e esta noite vão exibir-se aos pés do Castelo de Guimarães. «Pela primeira vez, todos os grupos vão atuar com a orquestra do festival, composta por elementos dos vários participantes», adiantou Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico da Corredoura. Ainda segundo o principal responsável pelo evento, esta noite, na Gala do Folclore Nacional «vão atuar os melhores ou os mais representativos grupos de folclore do nosso país».

Assim, naquela gala vão subir ao palco o Grupo Etnográfico de Areosa, de Viana do Castelo; Rancho Típico da Amorosa, de Leça da Palmeira; Grupo Típico "O Cancioneiro de Águeda"; Grupo Folclórico de Faro; Grupo Folclórico da Corredoura, Guimarães. «Este ano, o grupo da Amorosa esteve na Lituânia e ganhou dois primeiros prémios e o da Areosa tinha lá estado em 2019, antes da pandemia, e trouxe todos os primeiros prémios desse festival. O Cancioneiro de Águeda já é sobejamente conhecido e os outros também dispensam apresentações», ilustrou Henrique Macedo.

Esta sexta-feira, os sete grupos participantes na edição deste ano do Fest’In Folk Corredoura 2023 – O Mundo Dança em Guimarães, oriundos do Burundi, Canadá, Geórgia, Perú, Polónia, Portugal e Venezuela desfilaram pelo centro histórico da cidade, exibiram-se no Largo do Toural e realizaram a Gala de Abertura.

Este domingo, pelas 10h30, realiza-se a Celebração Religiosa Ecuménica com a participação dos Grupos Internacionais e do Grupo Folclórico da Corredoura, na Basílica de S. Torcato. Domingo é também dia da Gala de Encerramento, no campo de S. Mamede, pelas 21h30, com a presença de todos os sete grupos Internacionais no Fest’InFolk Corredoura, no Campo de S. Mamede.