Mirandela vive amanhã, dia 4, a Noite dos Bombos, uma tradição que promete levar às ruas da “princesa do Tua” milhares de tocadores de bombo e uma multidão de foliões.
A tradição diz que a Noite dos Bombos decorre na noite da primeira sexta-feira para o primeiro sábado de agosto, a partir da 1h00, no âmbito das Festas de Nossa Senhora do Amparo.
O evento teve início há 60 anos, quando Rui Barreira e os amigos decidiram pedir os bombos emprestados a um grupo de Mondim de Basto, que tinha chegado para participar nas Festas de Nossa Senhora do Amparo.
O mentor da Noite dos Bombos contou como surgiu esta tradição, num encontro com a comunicação social, promovido pela Desteque – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente e organizado pela Conteúdo Chave, para divulgar a Rota da Terra Quente.

Segundo Rui Barreira, os jovens venceram a resistência inicial dos músicos e conseguiram os bombos emprestados.
Como se encontravam em frente ao hospital, pediram batas brancas emprestadas e afastaram-se para não fazerem barulho junto à unidade de saúde.
Foram, então, ensaiar para a entrada da ponte velha, onde um monumento perpetua a noite mais longa das festas concelhias.

A iniciativa tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, calculando-se que consiga atrair cerca de 4 mil bombos às ruas de Mirandela, até o sol raiar.
As Festas da Cidade decorrem até domingo, destacando-se sábado a procissão em honra de Nossa Senhora do Amparo (18h00) e a sessão de fogo de artifício (1h00).