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Município de Esposende promove projeto de apoio psicoeducativo às Escolas

Município de Esposende promove projeto de apoio psicoeducativo às Escolas
Fotografia DR

Redação

Publicado em 03 de agosto de 2023, às 09:16

Este projeto insere-se também no contexto do contributo que Esposende pretende dar ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O Projeto Literacia no Cávado, implementado nas escolas do Município de Esposende no ano letivo 2022/2023, consistiu num projeto de promoção do sucesso escolar orientado para a aquisição das aprendizagens escolares e para o bem-estar das crianças e alunos/as envolvidos/as nas atividades, contribuindo para o reforço da qualidade do sistema de educação. No ano letivo 2022/2023, os programas e apoios na área de Psicologia envolveram 387 crianças da Educação Pré-Escolar e 1596 alunos/as do 1.º CEB e Ensino Secundário. Foram, ainda, desenvolvidas ações de articulação/acompanhamento junto de 76 famílias e realizadas 15 ações de capacitação de agentes educativos. 

O projeto de promoção do sucesso escolar desenvolveu-se por via de uma abordagem multidisciplinar, combinando recursos e medidas de promoção dos diferentes níveis de literacia das crianças e alunos/as da educação pré-escolar, ensino básico e secundário, como estratégia complementar à ação educativa das escolas. A intervenção traduziu-se no trabalho colaborativo entre a equipa multidisciplinar, constituída por profissionais de Psicologia e de Informática, para garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, combinando a intervenção individual e universal, através do desenvolvimento de programas de promoção de competências de literacia digital, comunicacional, socio emocional, pessoal e comportamental.  

Na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas do Município foi implementado o Programa de Gestão Sócio-emocional que tem como objetivo a melhoria das competências socio emocionais das crianças e alunos/as e contribuir para o seu sucesso escolar, assim como a prevenção de problemas comportamentais e emocionais. Através do desenvolvimento do Programa de Competências de Aprendizagem promoveu-se a aquisição de estratégias internas para a melhoria do desempenho escolar dos/as alunos/as do 

1.º e 2.º anos de escolaridade. O Programa de Aquisição de Hábitos e Métodos de Estudo destinou-se aos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade e teve como objetivos a promoção de uma maior motivação para o estudo, uma atitude mais ativa e responsável no processo de estudo, e a melhoria de organização do tempo e local de estudo.  

Esta equipa multidisciplinar dedicou-se, ainda, à avaliação e acompanhamento individual de crianças e alunos/as que revelaram dificuldades de aprendizagem associadas a questões de risco social ou dificuldades de foro educacional, em articulação com as suas famílias, no âmbito da promoção de estratégias de gestão e regulação socio emocional, capacitação para o uso de ferramentas de suporte ao sucesso escolar, estimulação de competências internas que apoiem a melhoria da qualidade das aprendizagens escolares. 

Na área de capacitação digital foram implementados recursos educativos digitais para a utilização em contexto educativo (sala de aula) e familiar, como estratégia de mitigação das desigualdades no acesso ao digital. Esses recursos visaram contribuir para a aquisição e consolidação de aprendizagens nos/as alunos do 1º CEB, nas áreas de literacia financeira, através do Projeto No Poupar Está o Ganho, tendo sido explorados temas como a poupança, a gestão e a importância do dinheiro e do consumo responsável. 

O Projeto Ensinar e Aprender Português teve por objetivo apoiar e recuperar as aprendizagens do Português, pelo acesso a um recurso educativo estruturado e inovador, tendo por base o uso das tecnologias de informação e de comunicação, para o ensino/aprendizagem da leitura e escrita, potenciando o trabalho com alunos/as que apresentavam maiores dificuldades nesta área. 

Já o Projeto Hypatiamat foi implementado no 1.º CEB, como resposta à preocupação crescente da comunidade educativa quanto ao desempenho escolar na área curricular de Matemática. O Hypatiamat é uma ferramenta digital, com aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática, sendo a estratégia pedagógica da aplicação desenhada com o objetivo de despertar nos/as alunos/as o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão dos seus fundamentos. Nestas áreas foram intervencionados/as 1.366 alunos/as e 77 docentes do 1.º CEB de ambos os Agrupamentos de Escolas. 

As metodologias de intervenção do Projeto integraram as atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo e turma, ações em regime de coadjuvação e colaboração com outros projetos das escolas. De referir que, em Esposende, tem sido reconhecida a importância do bom ambiente de trabalho colaborativo com as diversas estruturas e órgãos das escolas, facilitando a intervenção do Projeto, através do qual se potenciaram e ampliaram oportunidades de aprendizagens para os/as alunos/as, com recurso aos ambientes criados no âmbito da ciência e tecnologia como meio de aprendizagem, e pelo desenvolvimento socio emocional e criativo, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo.  

Importa ainda referir que o Projeto Literacia no Cávado enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos, e nos Princípios subjacentes ao Perfil dos Alunos para o Século XXI, designadamente Um perfil de Base Humanista, a Inclusão como Requisito de Educação, o Desenvolvimento Sustentável e a Valorização do Saber.