As festas do concelho de Celorico de Basto, em honra de S. Tiago, começaram na terça-feira, feriado municipal, e prolongam-se até domingo, dia 30 de agosto. São 6 dias de animação, cultura e tradição, mas este é o fim de semana grande e que eleva a tradição, identidade e cultura celoricense no cortejo etnográficode domingo.
«Estas são as festas da identidade e da tradição celoricense, temos muito orgulho naquilo que apresentamos, um cartaz cultural recheado com programação para todos os gostos ao longo destes dias e com uma particularidade que nos diferencia dos demais concelhos, o nosso cortejo etnográfico», ilustra e destaca o presidente do Município, José Peixoto Lima. O autarca acrescenta que o número festivo onde as freguesias e instituições mostram as suas tradições constitui «a melhor referencia que poderíamos fazer à nossa identidade, aos nossos usos e costumes. Um momento cultural muito próprio, onde aproveitamos a oportunidade para valorizar a nossa memória para que nada se perca, sem esquecer a atualidade e sempre com um pensamento no futuro».
De resto, José Peixoto Lima acredita que a força das festas do concelho «está na valorização do que é nosso, dos nossos grupos musicais e coletividades, temos gente com muito talento no nosso concelho e é, e será sempre, objetivo prioriza-los nas nossas atividades», valoriza. O evento “S. Tiago Toda a Noite – Edição Remember anima, este sábado à noite, a Quinta do Prado, que se transforma em recinto para DJ´s a partir da meia-noite, logo a seguir à grandiosasessão de fogo de artificio. É também este sábado à noite que sobem ao palco os cabeça de cartaz, primeiro Ágata e depois Carlão, dois espetáculos «imperdíveis e que certamente arrastarão multidões a Celorico», observou Josaé Peixoto Lima.
Hoje, o dia começa com o Giro de Basto e as cerimónias integradas nas Jornadas Mundiais da Juventude, pelas 16h00,que estão a ser vividos em Celorico por 700 jovens. No domingo, o grande dia da tradição e da cultura local mostra-se com o Cortejo Etnográfico, às 18h00, seguindo-se a merenda de S. Tiago aberta à comunidade, terminando a noite com o Festival de Folclore, no qual sobem ao palco todos os ranchos folclóricos do concelho.