O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, estabeleceu esta sexta-feira um Protocolo de Cooperação e Colaboração Financeira entre a autarquia e Associação Just a Change – Reabilitação de Casas. O objetivo do protocolo é que cerca de 25 voluntários reabilitem três habitações no concelho.
A proposta de intervenção para a execução do projeto CAMP IN VIANA DO CASTELO 2023 surgiu por parte da associação. O protocolo em causa, no valor de quase 48 mil euros, visa reabilitar três habitações, alcançando cinco beneficiários, da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis e da freguesia de Castelo do Neiva.
O valor para a realização desta reabilitação é conseguido, refere a autarquia vimaranense, em comunicado, através de parcerias da associação "com empresas locais e nacionais, que vão doar parte dos materiais e fazer descontos nos materiais a adquirir, diminuindo o custo total da concretização do projeto". O programa vai realizar-se entre 28 de agosto e 10 de setembro, com a participação de cerca de 25 voluntários.
A Associação Just a Change é uma IPSS que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional. A sua operacionalização no terreno é realizada através da mobilização de voluntários que transformam casas em elevado estado de degradação em lugares dignos de serem vividos.