A Câmara Municipal de Vila Flor vai transformar o Complexo Turístico do Peneireiro num ecoparque, dotando uma área de 30 hectares de equipamentos de apoio ao turismo sustentável, designadamente um centro de alterações climáticas, um parque de campismo moderno e um anfiteatro ao ar livre.
O anteprojeto para o Peneireiro Eco Park foi apresentado pelo presidente do Município, Pedro Lima, na Expovila, a feira das atividades económicas do concelho, que terminou ontem, reunindo 120 expositores e 18 artesãos.
No âmbito deste projeto, aquela autarquia do distrito de Bragança prevê a criação de um centro de alterações climáticas, com vertentes de estudo, investigação e desenvolvimento de ações na área florestal.
Relativamente ao parque de campismo, que atualmente está encerrado por não assegurar a qualidade e o conforto exigíveis, a ideia passa por aplicar em Vila Flor o conceito de “glamping”, acampamento com “glamour”, com tendas estilo "open space”, campismo com zonas individualizadas e abrigos para tendas, bungalows modernos, zona de caravanismo com capacidade para 40 autocaravanas e parque Car Tent destinado a veículos com tendas anexas.
Para esta requalificação, Pedro Lima possui 2,5 milhões de euros já cativos no Fundo Ambiental, tendo a expectativa de lançar o concurso para a execução da primeira fase da obra até finais de 2023, para dar início aos trabalhos durante 2024.
Na vertente de recreio e lazer, está prevista a criação de um anfiteatro ao ar livre, com mobiliário moderno, sustentável e potenciador da prática de atividades de caráter sociocultural; zonas de contemplação e relaxamento, nomeadamente para observar o céu estrelado de um território com certificação Starlight, e espaços que convidem à leitura e convívio.
Para além dos parques de merendas, vai haver uma zona para refeições, que pode ser acedida pela ciclovia que ali vai ser desenhada, com passagem por áreas de recreio, com equipamentos para diversão de crianças e prática desportiva com ginásio ao ar livre.
O Complexo do Peneireiro possui, em áreas contíguas, as piscinas municipais, o “Arena Vila Flor” (campo de futebol de praia), o complexo desportivo, um mini-zoo e a barragem do peneireiro, entre outras infraestruturas.