twitter

Câmara Municipal felicitou Clube Comunitário da EPAVE por projeto “Unidos pelos Animais”

Câmara Municipal felicitou Clube Comunitário da EPAVE por projeto “Unidos pelos Animais”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 06 de julho de 2023, às 11:57

Os Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso foram o local escolhido para a apresentação pública do trabalho do Clube Comunitário da EPAVE - Escola Profissional do Alto Ave, que desenvolveu um projeto relacionado com a causa animal.

A Vice-Presidente da Autarquia, com tutela sobre o Pelouro da Educação, Fátima Moreira, recebeu o grupo de estudantes do 1º e 2º anos do Curso Profissional de Cabeleireiro da EPAVE, felicitando-o pelo trabalho realizado e desafiando-o a dar continuidade ao projeto, que visou a melhoria da vida dos animais no canil municipal. “A vossa preocupação é a nossa preocupação”, referiu, no final, a representante da Autarquia, dando conta do projeto para a criação de um canil/gatil. Fátima Moreira também elogiou as competências que iniciativas como os Clubes Comunitários permitem trabalhar.

Os Clubes Comunitários integram-se no âmbito da Rede dos Psicólogos Escolares (Zona Norte) da CIM do Ave e da Associação de Psicologia da Universidade do Minho. Através do respetivo Clube Comunitário, formandos/as da EPAVE, sob a coordenação da Psicóloga Escolar, Mariana Barbosa, e a supervisão das docentes Luísa Barbosa e Cidália Escaleira, dinamizaram o projeto “Unidos pelos Animais”.

Implementado no decorrer do ano letivo que agora termina, este projeto, no domínio do bem-estar animal, foi idealizado, planeado e concretizado pelos/as alunos/as. Neste sentido, estabeleceram uma parceria com o Clube de Adoção e Proteção de Animais da Póvoa de Lanhoso (CAPA), através da qual foi possível angariar fundos na comunidade e comprar bens alimentares para os animais; potenciar a interação dos animais com pessoas externas ao CAPA, levando-os a passear; promover a adoção através da divulgação do registo fotográfico dos animais para adoção; e sensibilizar para a importância do voluntariado, através da afixação de cartazes na Escola, sempre com o objetivo último da promoção do bem-estar animal. 

O projeto culminou com a apresentação final pelos/as alunos/as, no dia 28 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em que também esteve presente a coordenadora do Projeto dos Clubes Comunitários da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, Inês de Castro, e a Coordenadora da Rede de Psicólogos Escolares da Zona Norte, Sílvia Oliveira. 

Paralelamente às atividades realizadas, os/as estudantes produziram ainda um vídeo de apresentação do seu projeto e um poster, tendo assim treinado importantes competências de comunicação, para além de competências interpessoais, do envolvimento com a comunidade.

Os Clubes Comunitários constituem uma intervenção psicológica educacional, no domínio do Desenvolvimento de Carreira, no ensino secundário, destinada a promover competências transversais e de carreira, bem como de forma integrada, uma cidadania mais ativa.