twitter

Tempo. Dia arranca nublado, mas sol vai brilhar

Tempo. Dia arranca nublado, mas sol vai brilhar
Fotografia Diana Carvalho

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 04 de julho de 2023, às 09:04

Vai registar-se também uma ligeira descida da temperatura.

O dia começa com nebulosidade matinal, mas o sol vai brilhar durante o dia. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste, e vento por vezes forte na faixa costeira a sul do Cabo da Roca e nas terras altas.

De acordo com a previsão descritiva do IPMA, o céu esta terça-feira vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, «apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até meio da manhã, nebulosidade que pode persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso». Há a possibilidade de ocorrência de chuvisco no litoral Centro até meio da manhã.

O vento vai soprar «fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, sendo do quadrante oeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral a sul do Cabo da Roca e nas terras altas, em especial a partir da tarde». A previsão do tempo aponta também para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do Norte e Centro e para uma pequena descida de temperatura, exceto da máxima no sotavento algarvio onde se registará uma subida.

Quanto ao mar, o IPMA informa que se vão registar, na Costa Ocidental, ondas de noroeste com um a dois metros, «diminuindo gradualmente para um a 1,5 metros», bem como uma temperatura entre os 14 e os 17º Celsius. Já na Costa Sul, vão ser registadas ondas inferiores a um metro, assim como uma temperatura entre os 20 e os 21º Celsius.

Em Braga, prevê-se uma temperatura máxima de 28º Celsius e uma mínima de 15ºC. Em Viana do Castelo, as previsões apontam para uma temperatura máxima de 22ºC, com a mínima a rondar os 14ºC.