twitter

Presidente da Câmara entrega Bandeiras Azuis para serem hasteadas em 10 praias de Viana do Castelo

Presidente da Câmara entrega Bandeiras Azuis para serem hasteadas em 10 praias de Viana do Castelo
Fotografia DR

Redação

Publicado em 30 de junho de 2023, às 14:45

O autarca afirmou que esta distinção por parte do Programa bandeira Azul é “o resultado de um trabalho continuado e de uma excelente equipa, fruto de um grande esforço financeiro e que nos permite ter uma presença qualificada nas nossas praias”

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, entregou hoje às Juntas e Uniões de Freguesia as bandeiras azuis que vão ser hasteadas em 10 praias do concelho. Nesta época balnear, a Bandeira Azul será hasteada nas praias da Arda (Mariana), Afife, Praia da Ínsua, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.

O autarca afirmou que esta distinção por parte do Programa bandeira Azul é “o resultado de um trabalho continuado e de uma excelente equipa, fruto de um grande esforço financeiro e que nos permite ter uma presença qualificada nas nossas praias”, agradecendo a parceria entre todas as entidades, tendo simbolicamente sido hasteada a bandeira azul no navio Gil Eannes.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

É uma distinção atribuída anualmente a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

A 17 de junho, recorde-se, abriu oficialmente a época balnear em Viana do Castelo, que conta com a colaboração de quarenta nadadores salvadores a vigiar as praias e na qual o Município investiu quase 333 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho até 10 de setembro.

A fatia maior vai para a Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores para a Época Balnear 2023, no valor global de 261.443 euros, com os

nadadores salvadores e com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.

Assim, será salvaguardada a segurança nas praias marítimas e fluviais da Ínsua, Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo do Neiva, Argaçosa e Foz do Lima. Será igualmente salvaguardada a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas e garantido um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento que dará apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência.

Além da Bandeira Azul, 9 praias de Viana do Castelo foram ainda galardoadas com a Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus: Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Luziamar, Carreço, Castelo do Neiva, Praia Norte e Paçô.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. O objetivo é realçar as praias que, ao longo de vários anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água