twitter

Guia para o Voluntariado de Emergência Social apresentado em Guimarães

Guia para o Voluntariado de Emergência Social apresentado em Guimarães
Fotografia DR

Redação

Publicado em 30 de junho de 2023, às 09:12

Durante a tarde de quarta feira, no Palácio do Vila Flor, foi apresentado o Guia numa sessão que contou com a participação de vários parceiros sociais do Município de Guimarães

No âmbito do Projeto VES – Voluntariado de Emergência Social e na sequência do trabalho já efetuado pelo Banco Local de Voluntariado realizou-se, no dia 28 de junho, no Palácio de Vila Flor, o lançamento do Guia de Voluntariado de Emergência Social – VES, como produto resultante do Projeto.

Paula Oliveira, vereadora de Ação Social, na sua intervenção, desafiou os representantes das instituições presentes a desenvolverem projetos de inovação social “para alavancar o investimento social nos territórios, promover a equidade, o desenvolvimento e a inclusão social”. Referindo-se à área de intervenção do VES, Paula Oliveira defendeu a vontade dos idosos em ficar em suas casas, desde que tenham condições e qualidade de vida, o que torna este projeto fulcral para o combate à solidão e para apoiar os seniores nesta vontade.

O Município de Guimarães assumiu-se como investidor social do Projeto de Emergência Social promovido pela Pista Mágica e financiado pela Portugal Inovação Social, que tem como objetivo a criação e gestão de um corpo de Voluntários de Emergência Social (VES) para situações sinalizadas, que necessitem de resposta imediata. Foi dada prioridade aos idosos do Programa “Guimarães 65+” que se encontrem em isolamento social. 

O Guia consiste num livro com 40 páginas, editado pela Pista Mágica – Associação e da autoria de Ana Gonçalves e Filipa Pisco, que aborda temas como a “Emergência Social e Gestão de Crise”, a “Importância da integração de pessoas voluntárias na gestão e crise”, “gestão de voluntariado de emergência social”, “gestão emocional em contexto de crise” e ainda conta com anexos que abordam os “primeiros socorros psicológicos”, “Cenários de autocuidado” e “exercício da autocompaixão”.