“Para quem passou muitos anos a lutar por esta obra, este é um momento que nos deixa sem palavras”.
A reação do presidente da Junta de Freguesia de Delães, Francisco Gonçalves, revela bem o entusiamo e a felicidade dos delaenses com o arranque da construção do futuro auditório da freguesia.
O início da empreitada foi assinalado esta terça-feira, 27 de junho, com a assinatura do auto de consignação e o lançamento da primeira pedra desta infraestrutura de apoio à dinâmica cultural e comunitária que promete “revolucionar a freguesia e trazer valor acrescentado a Delães” em termos culturais, mas não só.
“É mais um investimento nas pessoas, nos territórios e na construção de uma comunidade com bem-estar e qualidade de vida”, explicou o presidente da autarquia, Mário Passos, que enalteceu o papel dos espaços comunitários na consolidação das comunidades.
Recorde-se que a construção deste novo auditório corresponde à segunda fase do projeto da Casa de Delães, um espaço ao serviço da comunidade delaense que resulta da requalificação do antigo Centro de Saúde da freguesia.
O auditório, que conta com cerca de 268 lugares, palco, régie e camarins, surge precisamente como um complemento ao programa da Casa de Delães, dotando a freguesia de um novo espaço dedicado à arte e ao entretenimento, mas também de cariz educacional e formativo.
Com um prazo de execução de 365 dias, a empreitada foi entregue à empresa Construções Capela Braga pelo valor de um milhão de euros.
Francisco Gonçalves aproveitou ainda para agradecer o investimento municipal que a autarquia tem realizado em Delães.
Para além desta “obra estrutural” que agora arranca e implica um investimento de um milhão de euros, o autarca local lembrou também a recente reconversão do antigo Centro de Saúde na Casa de Delães, espaço que hoje acolhe a sede da Junta de Freguesias e o posto CTT e que representou um investimento municipal superior a 600 mil euros.