twitter

Município de Esposende aprova apoios de 28 620 euros para instituições concelhias

Município de Esposende aprova apoios de 28 620 euros para instituições concelhias
Fotografia DR

Redação

Publicado em 23 de junho de 2023, às 11:32

O Município de Esposende vai atribuir apoios financeiros, no montante global de 28 620 euros, a diversas entidades do concelho, de acordo com deliberação aprovada, em reunião de Câmara, por unanimidade.

No âmbito do apoio às instituições concelhias, a autarquia vai apoiar a Delegação de Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa na aquisição de uma viatura de serviço externo. Assim, aprovou a atribuição do montante de 14 125 euros, correspondente a 50% do valor total do veículo, em consonância com o estipulado para apoio à aquisição de viaturas. A concessão deste apoio irá garantir uma constante e progressiva melhoria dos serviços prestados aos utentes da Instituição, nomeadamente o apoio social à comunidade mais vulnerável.

 


A Câmara Municipal deliberou, também, atribuir uma verba de 4 650 euros ao GRASSA - Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas para apoio à execução de obras de adaptação no edifício sede da instituição, com vista à criação da valência de Centro de Dia. Com respostas na área da infância, juventude e seniores, a associação GRASSA pretende melhorar os serviços que presta, nomeadamente à comunidade idosa, que atualmente é servida pelo Centro de Convívio. Por via deste apoio, o Município contribui para que esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) potencie uma melhor qualidade nos serviços que presta à comunidade.

O Município decidiu, também, atribuir um apoio financeiro de 3 000 euros ao FORUM ESPOSENDENSE - Associação Cívica para o Progresso e Desenvolvimento do Concelho de Esposende, para ajudar a custear os encargos com a organização do XII Encontro de Embarcações Tradicionais de Esposende - Rio Cávado/2023, que esta coletividade levou a efeito. Este apoio é sustentado com o inegável interesse público desta atividade e a relevância que traz para o desenvolvimento cultural do concelho, na valorização do património marítimo e na promoção dos desportos náuticos do Rio Cávado.

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou, ainda, a transferência de 6 845 euros para a Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, para suportar as despesas ligadas à reparação das diversas viaturas da União de Freguesias, ao serviço da comunidade. Trata-se, pois, de assegurar que a União de Freguesias possa manter o apoio no transporte para atividades desportivas, culturais e sociais, em defesa do interesse da comunidade local. 


A política de apoio do Município pretende atender às necessidades das freguesias e das suas populações, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.