No âmbito do apoio às instituições concelhias, a autarquia vai apoiar a Delegação de Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa na aquisição de uma viatura de serviço externo. Assim, aprovou a atribuição do montante de 14 125 euros, correspondente a 50% do valor total do veículo, em consonância com o estipulado para apoio à aquisição de viaturas. A concessão deste apoio irá garantir uma constante e progressiva melhoria dos serviços prestados aos utentes da Instituição, nomeadamente o apoio social à comunidade mais vulnerável.
A Câmara Municipal deliberou, também, atribuir uma verba de 4 650 euros ao GRASSA - Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas para apoio à execução de obras de adaptação no edifício sede da instituição, com vista à criação da valência de Centro de Dia. Com respostas na área da infância, juventude e seniores, a associação GRASSA pretende melhorar os serviços que presta, nomeadamente à comunidade idosa, que atualmente é servida pelo Centro de Convívio. Por via deste apoio, o Município contribui para que esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) potencie uma melhor qualidade nos serviços que presta à comunidade.
O Município decidiu, também, atribuir um apoio financeiro de 3 000 euros ao FORUM ESPOSENDENSE - Associação Cívica para o Progresso e Desenvolvimento do Concelho de Esposende, para ajudar a custear os encargos com a organização do XII Encontro de Embarcações Tradicionais de Esposende - Rio Cávado/2023, que esta coletividade levou a efeito. Este apoio é sustentado com o inegável interesse público desta atividade e a relevância que traz para o desenvolvimento cultural do concelho, na valorização do património marítimo e na promoção dos desportos náuticos do Rio Cávado.
Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou, ainda, a transferência de 6 845 euros para a Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, para suportar as despesas ligadas à reparação das diversas viaturas da União de Freguesias, ao serviço da comunidade. Trata-se, pois, de assegurar que a União de Freguesias possa manter o apoio no transporte para atividades desportivas, culturais e sociais, em defesa do interesse da comunidade local.
A política de apoio do Município pretende atender às necessidades das freguesias e das suas populações, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.