twitter

Barcelos investe 1 ME para devolver centro histórico de Barcelinhos aos peões

Barcelos investe 1 ME para devolver centro histórico de Barcelinhos aos peões galeria icon Ver Galeria
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 21 de junho de 2023, às 14:15

A empreitada de requalificação pedonal do centro histórico de Barcelinhos, em Barcelos, arrancou esta semana e tem um prazo de execução de 300 dias, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que o investimento ascende a cerca de um milhão de euros.

Em causa a requalificação pedonal entre a Ponte Medieval, Largo Guilherme Gomes Fernandes, Rua Custódio José Gomes Vilas Boas e Rua Miguel Ângelo, na freguesia de Barcelinhos.

A empreitada vai requalificar todo o espaço em frente ao antigo quartel dos bombeiros e ruas adjacentes, e inclui a execução de novas redes de saneamento e de águas pluviais, a melhoria da iluminação pública e a valorização dos equipamentos de recolha do lixo urbano

O espaço que medeia entre a ponte medieval e o edifício da sede da Junta de Freguesia vai beneficiar de uma nova configuração e dimensionamentos, “numa clara aposta da criação de um espaço público inclusivo”, que possa ser desfrutado por todos, independentemente do grau de mobilidade.

A intervenção visa, assim, fortalecer e devolver o núcleo urbano aos peões, “tornando-o mais atrativo e dotado de infraestruturas eficientes para o desempenho da vida quotidiana das pessoas, das empresas e serviços que se situam na margem esquerda do Rio Cávado”.