twitter

Estudo para mudar portinho de Vila Praia de Âncora em Caminha apresentado em julho

Estudo para mudar portinho de Vila Praia de Âncora em Caminha apresentado em julho
Fotografia CM Caminha

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 20 de junho de 2023, às 13:39

Falta ainda garantir financiamento para a sua execução.

O estudo de reconfiguração do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora, em Caminha, vai ser apresentado publicamente a 6 de julho, foi divulgado esta terça-feira. Falta ainda garantir financiamento para a sua execução.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, disse que a apresentação do trabalho de correção dos principais problemas do portinho de Vila Praia de Âncora é “um momento já ansiado há mais de uma década pela comunidade piscatória local”. O autarca socialista referiu que “o estudo contempla três propostas de reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora”, sendo que após a apresentação pública do documento, a Câmara, a Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora e a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) terão de escolher a que melhor viabilizará a infraestrutura”.

Segundo Rui Lajes, a proposta a escolher terá de “pôr fim ao assoreamento do portinho, acabar com as operações de dragagens e manutenção e, acima de tudo, melhorar as condições de segurança das embarcações no acesso ao porto, permitindo que os grandes armadores possam fazer a descarga do seu pescado em Vila Praia de Âncora”. “O passo seguinte será encontrar os mecanismos de financiamento para operacionalizar a proposta que for mais viável”, frisou.

Para o autarca, haverá agora a possibilidade de “lutar por meios de financiamento para a concretização do projeto que vier a ser escolhido como a solução mais viável e eficaz para a comunidade piscatória”. “Teremos todos de saber trabalhar em conjunto: Governo, Câmara Municipal e organismos desconcentrados do Estado por forma a encontrarmos os mecanismos que materializem o estudo no terreno”, referiu ainda Rui Lages.

A apresentação do estudo está marcada para o dia 6 de julho, às 14h30, no cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo. Segundo Rui Lajes, a sessão contará com a presença da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o diretor da DGRM, José Simão, bem como a Junta de Freguesia, a Associação de Pescadores e a comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora, bem como o comandante da capitania de Caminha.