Livros, livros e mais livros. Muitos. De permeio, conversas com escritores, concertos, teatro de rua, animação e um espaço exclusivo para as crianças darem azo à imaginação. Este é o cenário da 40.ª edição da Feira do Livro de Barcelos, que monta arrais na Avenida da Liberdade, Largo da Porta Nova e Largo Dr. José Novais, de 30 de junho a 9 de julho.
Promovido pelo município de Barcelos, o certame deste ano propõe uma programação multifacetada que convoca o público para um programa de grande diversidade cultural, que conta com a presença de autores como Mia Couto, Pedro Lamares, Pedro Chagas Freitas, entre outros.
Paralelamente à venda de livros – estão presentes na Feira 21 stands, representando 70 editoras. Ao longo de dez dias, a programação abrange lançamento e apresentação de livros (nove), conversas com escritores (dez) e dois concertos musicais, por Mafalda Veiga, no sábado, 1 de julho, pelas 21h30, e Carolina de Deus, no sábado seguinte, 8 de julho. Simultaneamente, há animação de rua pela VIA3 – Companhia de Teatro, pel’Associação D’Improviso e por Pedro Pereira (saxofone).
A edição deste ano conta também com programação específica dedicada às crianças, que podem desfrutar de atividades diárias, entre as quais: pinturas faciais, apresentações de livros, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.
No decorrer da Feira, a 7 de julho, vai haver ainda espaço para teatro de rua, com a dramatização da “A Passagem da Rainha Santa pelo Caminho Português de Santiago” e a dramatização “A Lenda do Galo em 10 minutos”, ambas dinamizadas e protagonizadas pela VIA 3, Companhia de Teatro. A noite termina com a já tradicional queimada galega.
À semelhança de anos anteriores, a Feira está aberta ao público de segunda-feira a domingo, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira, das 17h00 às 00h00; de sexta-feira a domingo, das 16h00 às 00h00.