Um dia depois da aprovação, por unanimidade, da proposta de adesão de Fafe ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, recebeu o Secretário-geral do EIXO Atlântico com quem reuniu e acompanhou numa visita ao concelho.
Esta visita serviu para que Xoán Vázquez Mao ficasse a par dos propósitos da adesão de Fafe e constatou, no terreno, o potencial do concelho no quadro de uma interação regional que envolva o Norte de Portugal e a Galiza.
No seguimento de uma abordagem informal, o Município foi considerado elegível para requerer a qualidade de associado e passar a integrar a associação de municípios do espaço transfronteiriço.
Se vencer todas as etapas formais para concretizar a sua adesão, Fafe será o 22º município português a integrar o EIXO Atlântico.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar as iniciativas que fomentam a cooperação transfronteiriça e demarca um espaço euro regional interestadual cuja filosofia prossegue as orientações da União Europeia.
Os propósitos centrais do EIXO passam por promover o crescimento científico, tecnológico, económico, cultural, social e ambiental, como também capitalizar o apoio da União Europeia.
Fafe está em sintonia com estes objetivos e identifica os temas do turismo, desenvolvimento económico, inovação, insfraestruturas, políticas urbanas, políticas culturais, educação, desporto e coesão social como aspetos prioritários na abordagem transfronteiriça e que favorecem a coesão do sistema urbano da euro-região Norte de Portugal-Galiza.