twitter

Fafe formaliza proposta de adesão ao Eixo Atlântico

Fafe formaliza proposta de adesão ao Eixo Atlântico
Fotografia Município de Fafe

Publicado em 14 de junho de 2023, às 09:46

Fafe foi considerado elegível para requerer a qualidade de associado e passar a integrar a associação de municípios do espaço transfronteiriço

Um dia depois da aprovação, por unanimidade, da proposta de adesão de Fafe ao Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, recebeu o Secretário-geral do EIXO Atlântico com quem reuniu e acompanhou numa visita ao concelho.

Esta visita serviu para que Xoán Vázquez Mao ficasse a par dos propósitos da adesão de Fafe e constatou, no terreno, o potencial do concelho no quadro de uma interação regional que envolva o Norte de Portugal e a Galiza.

No seguimento de uma abordagem informal, o Município foi considerado elegível para requerer a qualidade de associado e passar a integrar a associação de municípios do espaço transfronteiriço.

Se vencer todas as etapas formais para concretizar a sua adesão, Fafe será o 22º município português a integrar o EIXO Atlântico.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a apoiar as iniciativas que fomentam a cooperação transfronteiriça e demarca um espaço euro regional interestadual cuja filosofia prossegue as orientações da União Europeia.

Os propósitos centrais do EIXO passam por promover o crescimento científico, tecnológico, económico, cultural, social e ambiental, como também capitalizar o apoio da União Europeia.

Fafe está em sintonia com estes objetivos e identifica os temas do turismo, desenvolvimento económico, inovação, insfraestruturas, políticas urbanas, políticas culturais, educação, desporto e coesão social como aspetos prioritários na abordagem transfronteiriça e que favorecem a coesão do sistema urbano da euro-região Norte de Portugal-Galiza.