twitter

Guimarães aumenta 150% recolha de resíduos orgânicos

Guimarães aumenta 150% recolha de resíduos orgânicos
Fotografia CM Guimarães

Redação

Publicado em 09 de junho de 2023, às 09:19

Ambiente.

A recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou 150%, entre os meses de janeiro e maio deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado, adiantou a empresa municipal Vitrus Ambiente. Este ano, a empresa já recolheu mais de duas mil toneladas de orgânicos em 2023 (2093,62 toneladas), resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta nas freguesias da Cidade (Oliveira, S. Paio e S. Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes.

Em comunicado, a Vitrus refere que a recolha dos orgânicos «é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica».

O processo de recolha implica um reforço de viaturas e recursos humanos, numa operação municipal que pretende chegar a cerca de 55 mil habitantes do concelho no alargamento às freguesias, depois de uma primeira fase que iniciou em 2022 no centro da cidade englobando cerca de 4 mil habitantes e que resultou na recolha de 915 toneladas de orgânicos, número que já foi largamente ultrapassado.

A população das freguesias abrangidas nesta primeira fase da recolha de orgânicos pode ainda adquirir o contentor gratuito, devendo apresentar a fatura de resíduos/ Vimágua.