A realização do fórum, desafio lançado à comunidade educativa através da agenda escolar 2022/2023: Agenda da Sustentabilidade, editada pelo Município de Ponte de Lima, teve como objetivo sensibilizar os alunos para as várias problemáticas ambientais, assim como a criação de um espaço para a apresentação e debate de projetos que os alunos considerem importantes implementar em Ponte de Lima.
Convém referir que a agenda escolar, entregue a todos os alunos do ensino secundário e profissional, para além daquela que é a sua natural função, teve ainda como objetivo dar conhecer os projetos já desenvolvidos pelo Município de Ponte de Lima a favor do ambiente e da sustentabilidade do território.
No fórum marcaram presença os 4 agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima, com projetos apresentados pelos alunos:
Agrupamento de Escolas de António Feijó, com os temas:
“Viver e aprender em ambiente natural verde” e “Sustentufa- Construção de uma estufa com garrafas de plástico”
Agrupamento de Escolas de Arcozelo, com os temas:
“Amigos prováveis – Projeto Escolar de Voluntariado, Solidariedade e Sustentabilidade” e “Clube Ciência Tecnologia e Ambiente”.
Agrupamento de Escolas de Freixo, com os temas:
“Rede integrada Municipal de Estações Meteorológicas (RIMEM)”, “Rede integrada Municipal de Estações Meteorológicas (RIMEM)” e “Painéis Solares para Todos”
Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, com os temas:
"Art&Água” e “Reciclagem”
Este fórum que reuniu os alunos dos 4 agrupamentos no auditório Rio Lima, permitiu dar a conhecer um interessante e diverso conjunto de projeto que, pela sua qualidade e aplicação, poderão ser alvo de candidatura ao “I Orçamento Participativo”.
O Vereador Eng.º Gonçalo Rodrigues realçou a elevada qualidade dos projetos apresentados e referiu ser com enorme gosto que assistiu ao 1.º Fórum de Ambiente e Sustentabilidade confessando, ainda, estar muito satisfeito com os níveis de preocupação e participação revelado pelos alunos em matéria de ambiente e sustentabilidade.
Foi uma manhã muito produtiva e os alunos, os docentes responsáveis pelas turmas e diretores de escolas estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido, mostrando que a educação em Ponte de Lima, tem elevados níveis de qualidade.