twitter

Guimarães assina Protocolo do “Núcleo da Garantia para a Infância”

Guimarães assina Protocolo do “Núcleo da Garantia para a Infância”
Fotografia DR

Redação

Publicado em 05 de junho de 2023, às 11:23

Cerimónia pública realizou-se esta sexta feira, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.

O Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância, aprovada durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, pretende garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais. 

Neste contexto, a intervenção no território vimaranense foi protocolada com o Município de Guimarães, um dos principais impulsionadores a nível nacional para a implementação do Núcleo de Garantia para a Infância, dada a sua posição privilegiada de proximidade com as pessoas, em particular com aqueles que apresentam taxas mais elevadas de prevalência de fenómenos de pobreza ou exclusão social, em estreita ligação com a coordenação da ação social integrada e a rede social. 

Domingos Bragança defendeu a necessidade de uma “rede de instituições [de solidariedade social] robusta” que, em articulação com o Município de Guimarães, permita dar uma resposta “rápida e universal, com especial atenção às crianças mais vulneráveis”. A assinatura deste plano de ação local para a garantia da infância “permite atuar em complementaridade com o nacional, para que quando surjam as dificuldades, nós tenhamos as respostas”, defendeu o edil.

Sónia Almeida, Coordenadora Nacional do Núcleo da Garantia para a Infância, agradeceu o envolvimento do Município Guimarães na concretização deste plano, afirmando que “Guimarães foi dos primeiros municípios a querer implementar o Núcleo da Garantia para a Infância. E lançou o desafio para que a Garantia para a Infância fosse integral”.

No evento, estiveram também presentes Paula Oliveira, vereadora da Ação Social, Adelina Pinto, vereadora da Educação, e vários representantes de instituições e parceiros sociais.