twitter

Viana do Castelo quer criar rede de cidades com elevadores e funiculares

Viana do Castelo quer criar rede de cidades com elevadores e funiculares
Fotografia DR

Redação

Publicado em 04 de junho de 2023, às 10:27

Desafio lançado nos 100 anos do elevador de Santa Luzia.

No dia em que o Elevador de Santa Luzia completou 100 anos de existência, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um desafio para que seja criada uma Rede de Cidades com Elevadores e Funiculares que possa trabalhar «de forma conjunta para a promoção destes ícones».

Luís Nobre, que falava na sessão solene comemorativa do Centenário do Elevador de Santa Luzia, defendeu «um trabalho conjunto para que os poucos elevadores e funiculares (ainda em funcionamento) existentes a nível nacional possam aumentar e melhorar a sua divulgação». Na cerimónia, o autarca referiu que o Elevador de Santa Luzia «é um ícone da nossa cidade» que está ligado a um outro ícone que é o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

Depois de dez meses parado devido a problemas técnicos e após um investimento municipal de mais de 400 mil euros para remodelação e modernização da infraestrutura, o autarca considerou que «valeu a pena pelo significado que é celebrar o centenário de um equipamento desta importância e amplitude». «Este é um momento de felicidade para todos», declarou.

Nos últimos 15 anos, entre 2007 e 2022, o Elevador transportou mais de 1,6 milhões de passageiros, permitindo visitar o santuário, «observar a frente atlântica e o património edificado, numa experiência única», frisou ainda Luís Nobre. A utilização do elevador evitou ainda que cerca de cem viaturas subissem, todos os dias, o monte de Santa Luzia.