twitter

GNR nos Caminhos de Santiago para dar proteção e segurança aos peregrinos

GNR nos Caminhos de Santiago para dar proteção e segurança aos peregrinos
Fotografia DR

Redação

Publicado em 03 de junho de 2023, às 14:19

Operação “Bom Caminho” estará no terreno até 30 de outubro.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai estar nos Caminhos de Santiago até 30 de outubro para garantir a proteção e segurança dos peregrinos. A ação decorre também para assegurar uma ação de proximidade junto dos jovens que irão participar na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

Em comunicado, a GNR suporta que a denominada operação “Bom Caminho”, tem como objetivo promover o patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, a fim de garantir a proteção e a segurança dos peregrinos que transitem ao longo do “Caminho Português”, do “Caminho Português da Costa” e do “Caminho Português Interior”, através dos comandos territoriais de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Assinalando que Caminhos de Santiago ganharam, uma nova “vida” nos anos 80 do século passado, com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), naquela cidade, a Guarda acrescenta que a próxima JMJ, que irá realizar-se em agosto, na cidade de Lisboa, será também responsável por «um fluxo muito significativo de jovens de todo o mundo em Portugal e em particular, nos caminhos de Santiago».

Assim, a GNR manterá um conjunto de atividades com o objetivo de contribuir para a maior segurança e visibilidade junto dos peregrinos. «É necessário continuar a oferecer uma resposta específica em termos da segurança pública que, seja permanente no tempo, eficiente e se adapte aos períodos de maior intensidade de esforço operacional», suporta a mesma nota.

Em concreto, pretende-se reforçar a presença da Guarda nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização, tendo em vista transmitir os principais conselhos de segurança. Nas alturas de maior afluência de peregrinos realizar-se-ão patrulhas conjuntas com a Guardia Civil.