twitter

Estratégia de Economia Circular de Guimarães destacada em Helsínquia

Estratégia de Economia Circular de Guimarães destacada em Helsínquia
Fotografia DR

Redação

Publicado em 02 de junho de 2023, às 16:41

Trabalho realizado na área da gestão de Resíduos e Economia Circular foi partilhado em conferência realizada em Helsínquia. Aposta em investigação, inovação e envolvimento social mereceu elogios.

Guimarães, juntamente com a região de Helsínquia e a “Zero Waste Scotland”, foram as convidadas da "CCRI: Cidades e Regiões Circulares" para a sessão “Cities and regions accelerating the circular transition”, organizado pelo Banco Europeu do Investimento, pela Comissão Europeia e pelo Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Comissão Europeia. A sessão esteve inserida no Fórum Mundial da Economia Circular 2023, que se realizou ao longo dos últimos dois dias em Helsínquia, na Finlândia. A comitiva vimaranense foi liderada pela vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira.

Sofia Ferreira enalteceu que “o evento foi importante para a partilha de conhecimento, e estabelecimento de sinergias, assim como para divulgar o caminho que Guimarães tem realização nesta área, nomeadamente através de projetos em conjunto com Centros de Investigação como o Laboratório da Paisagem, CVR-Centro para a Valorização de Resíduos, To-Be-Green e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros-PIEP”. 

Já na mesa redonda, dedicada aos municípios, foram apresentadas as diversas boas práticas em curso, nomeadamente a estratégia de Guimarães para a Economia Circular, assim como o investimento em projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.

O evento destacou o papel das cidades e regiões na transição para a economia circular, atuando como catalisadores e criadores de mudanças comportais, e permitiu a divulgação de projetos inspiradores que promovem a transição local para a economia circular.

Recorde-se que Guimarães é a única cidade portuguesa selecionada como piloto para o programa "CCRI: Cidades e Regiões Circulares", e encontra-se a finalizar o Plano para a Circularidade dos Resíduos, baseada na metodologia CCRI, que acelera a transição para uma economia circular, do local para um nível regional.

 
O evento teve um formato híbrido e poderá ser revisto em: https://youtube.com/live/R4wQNASTBIY?feature=share