twitter

Guimarães apresenta projeto A.Linho em Bruxelas, numa conferência internacional

Guimarães apresenta projeto A.Linho em Bruxelas, numa conferência internacional
Fotografia DR

Redação

Publicado em 01 de junho de 2023, às 14:57

A Conferência Final, marcada para dia 8 de junho, reúne especialistas nas áreas de património cultural, desporto e atividade física.

O SPACHE (Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments) é um projeto apoiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+ Desporto da UE. Foi promovido em parceria com 9 entidades, onde se incluem o Município de Guimarães e a Tempo Livre. O Projeto, que aborda a temática da combinação de atividade física não competitiva ou o

desporto com a descoberta do património cultural e histórico, pretende promover o desenvolvimento e a partilha de conhecimentos e experiências relacionados com estes temas.

Nelson Felgueiras, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, considera o “projeto A.Linho um exemplo concreto de como o desporto e a atividade física podem ser ótimas ferramentas de preservação do património cultural e de promoção da saúde e bem-estar da população. É fundamental investir em iniciativas que valorizem as tradições locais e estimulem a prática desportiva em todas as faixas etárias, promovendo a inclusão e a qualidade de vida dos cidadãos"

Para concluir este projeto, os parceiros da SPACHE organizam uma conferência final e um workshop presencial em Bruxelas para divulgar os produtos intelectuais do projeto junto dos decisores políticos e das partes interessadas no domínio do projeto a nível europeu; sensibilizar os decisores políticos e as partes interessadas para os resultados das estratégias desportivas/de atividade física baseadas no património; e reforçar as capacidades dos decisores políticos e das partes interessadas sobre a forma de conceber
              
 e executar estratégias eficazes, baseadas no património através de um Workshop de reforço de capacidades organizado no âmbito do evento.

A Conferência Final reúne especialistas nas áreas de património cultural, desporto e atividade física, onde os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos e partilhar as melhores práticas relacionadas com a integração do património cultural e do desporto, sendo o Projeto A.Linho, integrado no consórcio SPACHE, promovido pelo Município de Guimarães, uma das boas práticas a serem apresentadas. A Comitiva Vimaranense será liderada pelo vereador do Desporto, Nelson Felgueiras.

Projeto SPACHE

Desporto e Atividade Física em Ambientes com Património Cultural.
O Município de Guimarães integra o consórcio do projeto SPACHE cuja candidatura foi submetida ao programa Erasmus + Sport, e aprovado pela Comissão Europeia. O projeto tem como principais objetivos aumentar a prática desportiva, a atividade física dos cidadãos e promover as trocas intergeracionais, aproveitando recursos do património cultural.

Projeto - A.linho

No âmbito do Projeto SPACHE o Município está a desenvolver o Projeto A.Linho, que tem a Tradição do Linho como base para o desenvolvimento de ações que promovam a prática da Atividade Física. A referência para a criação do Programa Piloto A.Linho, é Ciclo do Linho. Inspirado nas diferentes tarefas associadas a esta atividade agrícola, o projeto pretende criar rotinas e exercícios físicos que promovam a atividade física, recuperem e mantenham, a memória das tradições rurais Vimaranenses, aplicados a diferentes faixas etárias promovendo, as trocas intergeracionais. Com o sugestivo nome de “A.Linho” as atividades do projeto, são dirigidas a três públicos-alvo diferentes. A.Linho na Escola, dirigido às crianças do 1.o Ciclo, A.Linho no Ginásio, dirigido ao público em idade ativa e o A.Linho no Vida Feliz, dirigido a maiores de 55 anos. O cultivo e exploração do linho é uma das mais antigas manifestações culturais de Guimarães e integra o património cultural imaterial do concelho.