twitter

Programa Empreende XXI foi apresentado em Fermil de Basto para impulsionar projetos empresariais na região

Programa Empreende XXI foi apresentado em Fermil de Basto para impulsionar projetos empresariais na região
Fotografia DR

Redação

Publicado em 26 de maio de 2023, às 14:23

O evento contou com a presença de diversas entidades, empresários e empreendedores.

Ontem, 25 de maio, o Centro Cultural de Fermil foi palco da apresentação oficial do Programa Empreende XXI, que visa impulsionar a criação, desenvolvimento e financiamento de projetos empresariais na região. O evento contou com a presença de diversas entidades, empresários e empreendedores.

O Empreende XXI é um programa abrangente, inserido no PRR, promovido pelo IEFP e pela Start-Up Portugal, que tem como principal objetivo apoiar a concretização de novos projetos empresariais, fornecendo recursos financeiros fundamentais para a sua viabilidade e sucesso. Através deste programa, os empreendedores terão acesso a financiamento até 85% do total elegível, sendo que 40% desse montante será concedido como subsídio não reembolsável, e os restantes 45% serão disponibilizados por meio de empréstimo sem juros. No caso de Celorico de Basto, por se tratar de um concelho do interior, os valores sobem para 50% a fundo perdido podendo o empréstimo sem juros chegar aos 35%, e ainda beneficiar de outras majorações. Os 15% restantes deverão ser assegurados pelos próprios empreendedores, através de capitais próprios.

O apoio financeiro concedido pelo IEFP não poderá ultrapassar o montante máximo de 200 mil euros, representando um importante incentivo para aqueles que anseiam iniciar ou expandir os seus negócios na região. Com esse apoio significativo, o programa Empreende XXI pretende fomentar o espírito empreendedor, contribuindo para o desenvolvimento económico local e a criação de empregos sustentáveis.

Durante a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de obter informações detalhadas sobre os critérios de elegibilidade, procedimentos de candidatura e os benefícios que o programa oferece aos empreendedores. Além disso, foram apresentados exemplos de projetos empresariais que já apresentaram candidatura ao Empreende XXI.

Para José Peixoto Lima, presidente da autarquia, “O município de Celorico de Basto está empenhado em promover a inovação e o empreendedorismo, reconhecendo o papel crucial que as empresas desempenham no crescimento económico e social da região. Com o Programa Empreende XXI, acreditamos que será possível impulsionar o surgimento de novos

negócios, fortalecer os já existentes e contribuir para a diversificação económica e a criação de emprego local”.

O Município de Celorico de Basto, é uma 76 das entidades de acompanhamento credenciadas a nível nacional pelo IEFP para acompanhar esta medida de apoio e a única Câmara Municipal da região. O gabinete de apoio ao investidor está preparado e disponível para apoiar todos os interessados no esclarecimento de dúvidas e elaboração de candidaturas.

O programa Empreende XXI decorre até 31 de dezembro do corrente ano, os interessados poderão obter mais informações através do site oficial do município de Celorico de Basto www.mun-celoricodebasto.pt ou entrando em contacto com o gabinete de apoio ao investidor a funcionar nas instalações da câmara Municipal.

O Programa Empreende XXI representa um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da economia local. O município de Celorico de Basto congratula-se com a apresentação bem-sucedida do programa em Fermil de Basto e promete repetir esta divulgação em outros pontos do concelho de forma a esclarecer e apoiar os empresários e empreendedores.