O programa Orçamento Participativo é um programa que desafia todos os agrupamentos de escolas de Guimarães e os seus respetivos alunos a desenvolverem ideias criativas para o melhoramento dos seus estabelecimentos de ensino. Tendo os alunos como principais agentes participativos, o objetivo deste programa é estimular a participação democrática e a capacidade criativa, argumentativa e reflexiva dos mais novos e fazer com que se sintam voz ativa neste processo.
A edição deste ano trouxe várias novidades, como a obrigatoriedade de as propostas terem de identificar, pelo menos, um parceiro, público ou privado, com o intuito de promover uma cultura de parcerias, de rentabilização de recursos e de envolvência e participação cívica e o facto de apenas serem aceites propostas enquadradas na área dos “RECREIOS” – Espaços Exteriores, Espaços Educadores, aliando a Cultura, a Sustentabilidade e a Educação, articuladas com o programa PEGADAS.
Durante as sessões de esclarecimento da equipa OP, em fevereiro de 2023, os estudantes puderam aprender mais sobre o processo de participação democrática tendo, durante os meses de março a maio, discutido e apresentado as propostas que irão a sufrágio durante o dia de hoje. O OP_Escolas 2023, já na sua V edição, é uma oportunidade única para os estudantes mostrarem as suas opiniões e se envolverem na tomada de decisões que afetam a sua vida escolar. Cada Agrupamento de Escolas ou Escola não agrupada dispõem de uma verba de 12 500 euros, para que o projeto vencedor seja implementado e, posteriormente, usufruído por toda a comunidade estudantil.
O processo de votação será gerido pelas direções escolares e devidamente apoiado pelos serviços do Município, que incluirá alunos de todos os ciclos de ensino/estabelecimentos.