twitter

Praias de Viana do Castelo conquistam 10 Bandeiras Azuis e 9 galardões Qualidade de Ouro

Praias de Viana do Castelo conquistam 10 Bandeiras Azuis e 9 galardões Qualidade de Ouro
Fotografia DR

Redação

Publicado em 24 de maio de 2023, às 09:47

As praias de Viana do Castelo continuam a garantir qualidade.

As praias de Viana do Castelo continuam a garantir qualidade e, nesta época balnear, conquistaram 10 Bandeiras Azuis e ainda 9 galardões Qualidade de Ouro.

Nesta época balnear, Viana do Castelo hasteia a Bandeira Azul nas praias da Arda (Mariana), Afife, Praia da Ínsua, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

É uma distinção atribuída anualmente a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

Já o galardão de Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus, foi conquistado por 9 praias do concelho: Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Luziamar, Carreço, Castelo do Neiva, Praia Norte e Paçô.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O objetivo é realçar as praias que, ao longo de vários anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo

em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.