twitter

Viana do Castelo conquista Prémio Autarquia do Ano com Unidade Móvel de Saúde, Viana Jovens Empreendedores e Viana Abraça

Viana do Castelo conquista Prémio Autarquia do Ano com Unidade Móvel de Saúde, Viana Jovens Empreendedores e Viana Abraça
Fotografia DR

Redação

Publicado em 23 de maio de 2023, às 09:41

O Município de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano em três categorias: Saúde e Bem-estar, Economia e Ecologia e Cuidado dos Animais.

O Município de Viana do Castelo conquistou o Prémio Autarquia do Ano em três categorias: na categoria Saúde e Bem-estar, sub-categoria de Criação de Unidades de Saúde Móvel, venceu com o projeto Unidade Móvel de Saúde; na categoria Economia, sub-categoria Oportunidades para a Juventude, venceu com o projeto “Viana Jovens Empreendedores”; e na categoria Ecologia e Cuidado dos Animais, sub-categoria Reciclagem, foi vencedor com o projeto Viana Abraça.

Sobre a Unidade Móvel de Saúde, que tem como slogan "Vamos mais longe por uma saúde mais próxima", surgiu da necessidade de dotar as freguesias de Viana do Castelo com um ponto de rastreio e tratamento acessível a todos os cidadãos, sobretudo aos mais vulneráveis. Tem como missão complementar apoiar e valorizar os recursos de saúde, assim como aumentar a solidariedade e prosperidade, mediante a proteção e promoção da saúde, a segurança humana e a melhoria da saúde pública, de acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

Criada pela Câmara Municipal, em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, pretende promover a equidade em saúde e reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade, com vista a obter ganhos em saúde a longo prazo. A intervenção na comunidade é preventiva e curativa, promove a saúde e previne a doença, aumentando a literacia em saúde e contribuindo para a mudança de atitudes e comportamentos. A UMS iniciou atividade em dezembro de 2020. Percorre 24 freguesias do concelho, com paragens fixas, mediante um cronograma que se repete a cada 6 semanas. Já realizou mais de 5.000 atendimentos e interagiu com mais de 12.000 vianenses.

A Unidade Móvel é uma carrinha adaptada com material que permite efetuar consulta e tratamento ao nível dos cuidados de saúde primários. Os atendimentos são garantidos por dois recursos humanos e efetuados sempre por um profissional de enfermagem, que avalia sinais vitais, analisa o estado de saúde geral e efetua esclarecimento, aconselhamento e encaminhamento.