twitter

Festival de Caminhadas chama visitantes às aldeias da Mesa dos 4 Abades

Festival de Caminhadas chama visitantes às aldeias da Mesa dos 4 Abades
Fotografia

Luísa Teresa Ribeiro

Chefe de Redação

Publicado em 18 de maio de 2023, às 23:53

Iniciativa decorre este fim de semana no concelho de Ponte de Lima.

Ponte de Lima promove, este fim de semana, o Festival de Caminhadas das Aldeias da Mesa dos 4 Abades, chamando visitantes a uma zona do concelho menos conhecida, mas com paisagens deslumbrantes. 

O ponto de partida vai ser o Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades, um equipamento inaugurado em 2021, para a valorização do património cultural, rural e paisagístico de uma área composta pelas freguesias de Bárrio, Cepões, Calheiros e Vilar do Monte, a que se junta Labruja.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Sousa, explica que a iniciativa visa «promover as aldeias da Mesa dos 4 Abades, uma zona de montanha, com paisagens belíssimas, mas onde há dificuldade em fixar jovens».

O programa do Festival de Caminhadas das Aldeias da Mesa dos 4 Abades começa sábado, dia 20, pelas 9h00, com os percursos “À Procura do Penedo Branco” e pelas “Aldeias da Mesa dos 4 Abades”.

Para as 9h30 está marcada uma atividade equestre para crianças e jovens e para as 10h30 um workshop de snacks e pequenos-almoços com produtos locais. A manhã termina com o encerramento do Ciclo Gastronómico das Aldeias da Mesa dos 4 Abades, com o chef Marco Gomes. Às 14h30 começa um workshop de caminhadas e às 19h00 uma caminhada noturna.

No domingo, dia 21, as caminhadas começam às 9h00, com o "Percurso dos Salgueiros Gordos" e o "Safari à Procura dos Garranos". À mesma hora tem início um passeio de bicicleta promovido pelo Pé do Negro Mountain Bike Center.

Depois de um workshop de sabonetes artesanais, marcado para as 10h00, um dos pontos altos desta iniciativa vai ser a degustação de produtos produzidos nas Aldeias da Mesa dos 4 Abades e noutras freguesias do concelho de Ponte Lima, a partir das 12h00.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.