twitter

Arcos de Valdevez abre concurso por 575 mil euros para mais 17,7 Km de ecovia

Arcos de Valdevez abre concurso por 575 mil euros para mais 17,7 Km de ecovia
Fotografia DR

Agência Lusa

Agência noticiosa

Publicado em 11 de maio de 2023, às 10:39

A empreitada prevê a ligação entre das freguesias de Paçô a Ermelo.

A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a construção de mais 17,7 quilómetros de ecovia, pelo valor base de 575 mil euros, para ligar as freguesias de Paçô a Ermelo.

Em declarações à agência Lusa, o social-democrata João Manuel Esteves explicou que a empreitada de expansão da rede de ecovias do Alto Minho – entre Paçô e Ermelo - tem um prazo de execução de 270 dias.

“Agora temos a ecovia a acompanhar o rio Lima e, depois, entrar no rio Vez. O novo troço que agora lançamos a concurso público irá ligar o lugar de Prova, freguesia de Paço, junto ao concelho vizinho de Ponte da Barca, até Ermelo, em Arcos de Valdevez”, especificou.

A nova ecovia de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, de carácter turístico e com uma extensão aproximada de 17,7 quilómetros, vai desenvolver-se em três troços.

O primeiro entre Paçô (Prova) até São Jorge (Senra), cuja empreitada prevê a abertura do traçado e a construção da ecovia, o segundo que ligará São Jorge (Senra) a São Jorge (Barreiro), que prevê a beneficiação e reabilitação do traçado”.

No último troço de ligação de São Jorge, em Barreiro, à ponte romana e à igreja de Ermelo, os trabalhos incluem o melhoramento do traçado.

A aldeia de Ermelo está situada junto à margem direita do rio Lima, na serra do Soajo, a cerca de 20 quilómetros da sede de concelho de Arcos de Valdevez. A aldeia é conhecida pela igreja do mosteiro beneditino, situado nas proximidades do rio Lima, na margem direita, e pela sua laranja.

A laranja de Ermelo, que integra o catálogo mundial de produtos do movimento internacional ‘Slow Food', é um produto local, cuja introdução, por volta do século XII, está ligada ao mosteiro local e aos monges de Cister, sendo hoje um ex-líbris daquela freguesia.

A ecovia do Rio Vez, percurso pedestre essencialmente rural ou natural, que se desenvolve ao longo da margem direita dos rios Vez e Lima, parte de Padreiro até à aldeia monumento nacional de Sistelo, com um passadiço que circunda aquela que é considerada o pequeno Tibete português, numa extensão total de 34,8 quilómetros.

A sua construção, orçada em mais de um milhão de euros e apoiada por fundos comunitários, foi iniciada em 2013.

A ecovia do Rio Vez desenvolve-se ao longo de três troços, com aproximadamente 10 quilómetros cada, ligando Jolda a Arcos de Valdevez, Arcos de Valdevez a Vilela e, desta freguesia, até Sistelo.

Já a ecovia do rio Lima tem uma extensão de cerca de 70 quilómetros, começa em Viana do Castelo, passa por Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Os caminhos rurais de beira-rio, veigas, pesqueiras no percurso para a desova da lampreia e passadiços de madeira atravessam a Área Protegida e Zona Húmida de Importância Internacional das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, em Ponte de Lima.