twitter

Primeiro balcão móvel SNS24 a funcionar na próxima semana em Viana do Castelo

Primeiro balcão móvel SNS24 a funcionar na próxima semana em Viana do Castelo
Fotografia DR

Redação/Lusa

Publicado em 02 de maio de 2023, às 15:24

O primeiro balcão móvel do SNS24 vai começar a funcionar na próxima semana em Viana do Castelo, numa unidade de saúde criada em 2020 para prestar de cuidados de saúde de proximidade, sobretudo aos idosos, foi hoje anunciado.

Em causa está a proposta hoje aprovada, por unanimidade, em reunião ordinária da Câmara da capital do Alto Minho, para a instalação, na Unidade Móvel de Saúde (UMS), viatura que se desloca às freguesias de segunda a sexta-feira para prestar cuidados médicos, de um balcão "itinerante" do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 24.

Segundo a proposta hoje apresentada pelo vereador da Câmara Municipal com a pasta da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, o primeiro balcão móvel do país daquele serviço resulta de uma parceria com a direção executiva do SNS, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

“O objetivo é complementar o serviço já prestado pela UMS, facilitando com este balcão itinerante o acesso dos utentes a esta plataforma. Será um acesso mediado por profissionais de saúde. Assim, os utentes da unidade móvel podem, com a ajuda de profissionais, ter acesso ao balcão SNS24”, explicou.

Ricardo Rego adiantou que este “é um passo para a inclusão digital da população na área da saúde”, facilitando “o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do SNS, de forma rápida, mais próxima e segura”.

A UMS foi criada em dezembro de 2020, numa parceria entre a Câmara e o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do programa Saúde Mais Próxima, e representa um investimento anual de cerca de 50 mil euros.

“A inclusão do balcão móvel SNS 24 apenas implicou o apetrechamento informático da viatura e a formação dos profissionais que já faziam parte da UMS”, especificou.

De acordo com dados fornecidos pela autarquia relativos a fevereiro, a UMS realizou "5.057 atendimentos aos 1.268 munícipes inscritos em 24 freguesias do concelho".

A UMS “é assegurada por um assistente operacional e um enfermeiro, mas a equipa do Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, “é constituída por uma coordenadora e uma equipa de enfermeiros e motoristas que se revezam de acordo com o cronograma”.