twitter

Melhores vencimentos e mais formação para os Bombeiros Voluntários das Taipas

Melhores vencimentos e mais formação para os Bombeiros Voluntários das Taipas
Fotografia DM

Joaquim Martins Fernandes

Jornalista

Publicado em 02 de maio de 2023, às 11:36

Presidente Luís Soares aproveitou festa dos 136 anos para dar posse oficial ao Segundo Comandante José Augusto Ferreira

O presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas (AHBVCT), no concelho de Guimarães, apontou este domingo o avanço para melhores salários e para a formação permanente como os grandes compromissos de curto prazo da instituição que lidera há cinco meses. «Depois de uma primeira fase de trabalho marcada pela organização interna, vamos agora apostar na valorização dos nossos bombeiros.

Estamos não só apostados em garantir a formação contínua dos nossos bombeiros e de todos os nossos recursos humanos, inclusive os administrativos, como também reconhecemos a necessidade de melhorar as condições de trabalho e a remuneração salarial, porque essas são duas condições essenciais para atrair e fixar as pessoas», disse Luís Soares. 

O presidente da Direção da AHBVCT falava na sessão solene comemorativa dos 136 anos dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, que decorreu na manhã de ontem na vila termal de Guimarães. O presidente dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas assumiu funções há menos de meio ano, na sequência de uma revolta interna que levou boa parte do corpo ativo a depositar os capacetes na parada do quartel, “forçando” a demissão do comando interino e dos Órgãos Sociais, em setembro de 2022.

Revolta interna está ultrapassada

O episódio da “revolução” foi sublinhado na sessão solene de domingo pelo presidente da Assembleia-Geral, que se congratulou com o facto de a Associação Humanitária ter regressado à normalidade. José Luís Oliveira sublinhou que a normalização «foi conseguida graças ao trabalho» da nova Direção e do novo Comandante Hermenegildo Abreu, que regressou à “casa” de onde tinha saído em 2016, para assumir funções de Comandante Operacional Distrital de Operações e Soccorro. O regresso à corporação foi ontem distinguido com a atribuição do Crachá de Ouro pelos mais de 35 anos ao serviço dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas.

Câmara garante apoios necessários

Numa cerimónia em que apresentou à comunidade as duas dezenas de formandos, Luís Soares fez questão de sublinhar que a corporação precisa do apoio da Câmara Municipal de Guimarães para renovar uma frota que está cada vez mais envelhecida. «Temos que trabalhar para definir um plano de investimentos para os próximos três anos, para garantirmos os meios mais urgentes para a prestação de serviços de proteção e socorro às populações. Contamos para isso com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães», avisou Luís Soares. 

O apelo encontrou eco na vereadora da Proteção Civil, que representou o município. «O Município de Guimarães está sempre disponível para o dar todos os apoios possíveis aos Bombeiros Voluntários que servem os vimaranenses», garantiu Sofia Ferreira, prometendo ainda novos incentivos fiscais e sociais para os bombeiros voluntários.