twitter

Como celebrar o 25 de Abril no distrito de Viana?

Como celebrar o 25 de Abril no distrito de Viana?
Fotografia TIAGO PETINGA/LUSA

Publicado em 24 de abril de 2023, às 18:54

Os 10 municípios do Baixo Minho têm cerca de 30 eventos para celebrar “o dia inicial inteiro e limpo”.

Não é apenas em Lisboa que se celebra o 25 de Abril. Ao 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, sente-se o aproximar de 50 anos de democracia, e os concelhos do Alto Minho assinalam o Dia da Liberdade com cerca de 30 eventos.

Viana do Castelo 

A capital do Alto Minho é, talvez, o concelho com o maior programa de celebração do 25 de Abril, já que as comemorações já começaram no dia 14. Mas o mais importante ficou para o fim.

Na noite desta segunda-feira, há dois programas à escolha para as 21h30: ou a projeção do filme “Ursos não há”, de Jafar Panahi, no Cinema Verde Viana; ou o Concerto 25 de Abril, na Praça da República.

A terça-feira começa com foguetes às 9h, uma homenagem a “todos quantos lutaram para Abril acontecer” no cemitério municipal, às 10h, a inauguração da exposição “Mulheres de Abril” na Galeria Comercial da Cooperativa dos Capitães de Abril, às 11h, um almoço comemorativo, e um espetáculo às 16h, na Praça da República.

Ponte de Lima

Inserido nas comemorações do 25 de Abril, Ponte de Lima recebe neste dia 24, no Largo de Camões, pelas 22 horas, um espetáculo musical e de baile pelo Grupo Kalhambeke.

Paredes de Coura

Paredes de Coura começa por receber Samuel Úria e as suas “Canções do pós-guerra” na noite desta segunda-feira, às 21h30, no Centro Cultural.

É também no Centro Cultural que se faz o encerramento do ciclo ‘Memórias da Guerra em África’, lançamento e apresentação da publicação “Coura: Memórias da Guerra em África”, num debate com Mário Cláudio, Carlos Nery e José Augusto Pacheco.

Ponte da Barca

A vila da Barca recebe, na noite desta segunda-feira, o concerto "Cantar Abril", onde atuam vários artistas e convidados, às 21h30, no Auditório Municipal. No dia 25 de abril, a partir das 10h30, nos Paços do Concelho, decorre a habitual sessão solene da Assembleia Municipal. A cerimónia tem início com o hastear das bandeiras, acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

Arcos de Valdevez

Nos Arcos, também a noite de segunda é preenchida por música, com o concerto de António Chainho, “O Abraço da Guitarra”, às 22 horas, no Auditório da Casa das Artes.

Esta terça, às 9h30, é feita a deposição de coroa de flores no monumento dedicado aos Combatentes Arcuenses tombados na Guerra do Ultramar, e às 10h têm início as cerimónias oficiais na Praça Municipal. Às 10h30, a Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez dá um concerto também na Casa das Artes.

Monção

A vila começa o dia com o hastear da bandeira, às 10h30, no Edifício do Loreto, seguido da sessão solene, às 11h, no Cine Teatro João Verde. De tarde é inaugurado o mural Deus o Deu - Deus o Há dado”, da autoria do artista monçanense Tó Lira, na rua 5 de Outubro, às 15h.

Às 16h, o Cine Teatro comemora o 10º aniversário da reabertura, com a realização de um concerto onde se evoca a voz e a musicalidade de José Afonso.

Valença

A cerimónia oficial começa às 10h com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do hino nacional e da Grândola Vila Morena. No auditório dos Paços do Concelho segue-se a sessão solene.

Caminha

As comemorações têm início no dia 24 de abril, às 21h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, com o concerto “Canções de Abril” onde serão interpretados temas alusivos ao 25 de Abril de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino, Paulo de Carvalho, entre outros.

O dia 25 de abril é marcado pelo hastear solene da bandeira nacional na Praça da República, em Vila Praia de Âncora e na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, e pela cerimónia protocolar da Assembleia Municipal, realizada no Teatro Municipal de Caminha.

Vila Nova de Cerveira

Cerveira vai hastear as bandeiras às 9h30 e realizar a sessão solene às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Melgaço

Esta vila comemora o 25 de Abril com uma cerimónia oficial nos Paços do Concelho, a partir das 10h, seguida de uma missa solene no Convento das Carvalhiças e, às 12h, da inauguração da escultura evocativa dos combatentes da Guerra do Ultramar, na Alameda Inês Negra.