twitter

Multidão assiste em Fiscal à travessia do compasso pascal no rio Homem

Multidão assiste em Fiscal à travessia do compasso pascal no rio Homem
Fotografia Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 10 de abril de 2023, às 15:05

Tradição revivida com orgulho pela comunidade

Várias centenas de pessoas seguiram ontem nas margens do rio Homem a travessia do compasso pascal na paróquia de Fiscal, uma tradição antiga que enche de orgulho a comunidade desta freguesia de Amares que de ano para ano se esmera nos festejos.

Este ano a travessia contou com uma barca nova, a do fogueteiro, e fez-se com algum atraso, mas cumpriu todos os procedimentos como antes da pandemia, unindo com a cruz de Cristo dois lugares separados pelo rio.

Antes da partida das barcas, do cimo de um banco de granito, o padre Vítor Ferros, deu a bênção pascal às dezenas de pessoas que se juntaram no Largo da Aleluia para saudar Jesus ressuscitado. «Se antes a travessia era uma necessidade, hoje é algo que nós juntamos com a Páscoa, Páscoa passagem da morte à vida. Então, este o simbolismo que nós queremos dar mais uma vez. Que esta tradição não seja só turismo, realmente é bonito, mas que estas cruzes entrem na vossa vida, entrem no vossos coração, nas vossas famílias», pronunciou o sacerdote na ocasião.

O presidente do compasso pascal recordou o antigo pároco de Fiscal, o padre Joaquim Costa, que ao longo de quase 50 anos presidiu à travessia e fez questão de manter inalterada esta tradição.

 «A população de Fiscal deve ser grata e deve ter boa memória da vida dele», disse o padre Vítor Ferros.

Como vem sendo habitual, marcaram presença o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, a vereadora da Educação, Ação Social e Saúde, Cidália Abre, e o presidente da Junta de Freguesia de Fiscal, Augusto Macedo.

Manuel Moreira enalteceu esta tradição religiosa e cultural em Fiscal, referindo que é «indubitavelmente uma marca do concelho» que atrai milhares de pessoas e envolve uma «logística muito grande».

«É um acontecimento bom para Fiscal, para Amares, para o nosso concelho, para o distrito de Braga», disse.

O autarca destacou o trabalho da Junta de Freguesia de Fiscal e dos mordomos para que a Páscoa seja um «momento alto» nesta comunidade.

Também Cidália Abreu manifestou a sua alegria por verificar que esta tradição pascal voltou a atrair centenas de pessoas às margens do rio Homem e já sem o “fantasma” da pandemia de covid-19 que o ano passado ainda obrigou ao uso de máscara.

«Já não há restrições e está bom tempo. Tudo isto conjugado faz com que as pessoas venham, algumas até pela primeira vez, viver esta tradição. Fiscal está de parabéns», disse.   

A vereadora destacou também o empenho dos mordomos nesta festa e aproveitou para lhes endereçar uma palavra de agradecimento pelo investimento «pessoal e monetário» que fazem.

O presidente da Junta de Freguesia agradeceu a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Amares que disponibilizaram uma viatura para limpar o Largo da Aleluia e ontem estiveram a acompanhar a travessia com 12 homens, dos quais seis mergulhadores, uma embarcação e três ambulâncias.