A Câmara de Guimarães procedeu à inauguração da Brigada Verde da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia de Briteiros. Trata-se da constituição da 36ª Brigada Verde do concelho, prosseguindo o objetivo da autarquia de alargar a sua implementação a todas as freguesias.
Segundo informação municipal, a nova Brigada Verde procedeu à construção e instalação de hotéis para insetos e plantação de flores nos canteiros das escolas, numa atividade denominada HaBEEtat. A HaBEEtat pretende a sensibilização da população para a importância dos insetos polinizadores e para a necessidade de interromper o seu declínio.
Segundo a mesma fonte, aquele projeto surge em linha com a estratégia de Guimarães para os polinizadores, que tem sido levada a cabo através do projeto Poliniza-TE, desenvolvido pela Câmara Municipal e pelo Laboratório da Paisagem. «Este projeto torna possível a avaliação e monitorização do estado de conservação e tendências das populações de polinizadores, tendo já resultado na publicação do Guia dos Insetos Polinizadores de Guimarães», refere a mesma nota.
Refira-se que as Brigadas Verdes são grupos informais de voluntários na área ambiental, que desenvolvem ações que visam a consciencialização ambiental, e a proteção e conservação do património natural. Este projeto, liderado pela Câmara de Guimarães, em parceria com o Laboratório da Paisagem, foi um dos destaques do júri de avaliação da última candidatura a Capital Verde Europeia, face ao que representam enquanto instrumento de participação cívica e ativa na área ambiental.