twitter

Póvoa de Lanhoso assinala o Dia Municipal para a Igualdade

Póvoa de Lanhoso assinala o Dia Municipal para a Igualdade
Fotografia CM Póvoa de Lanhoso

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 23 de março de 2023, às 12:03

O concelho assinala esta data a 23 de março.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso deu início a um conjunto de visitas inclusivas ao Castelo de Lanhoso, em parceria com instituições locais, para celebrar o Dia Municipal para a Igualdade. O concelho assinala esta data a 23 de março, data apontada pelos historiadores como a do início da Revolta protagonizada por uma Mulher Povoense, Maria da Fonte.

Em comunicado, a autarquia adianta que, "no arranque do projeto Castelo Inclusivo, utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada puderam ficar a conhecer melhor o ex libris do concelho". Instituições como a ASSIS - Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte e a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga também vão participar na iniciativa que é aberta a qualquer entidade do país, mediante marcação.

O objetivo principal do projeto é "tornar o Castelo de Lanhoso acessível a todas as pessoas visitantes através de dinâmicas que desafiam as suas capacidades". "Admitindo como pressuposto que o direito ao conhecimento é universal, cada visita é adaptada ao escalão etário e às características do grupo, de forma a que as pessoas possam usufruir da melhor forma deste espaço. Em paralelo, de modo a poder proporcionar uma experiência mais completa, em breve, serão disponibilizadas visitas guiadas ao Castelo de Lanhoso com recurso à Língua Gestual Portuguesa", acrescenta a nota da Câmara Municipal.