twitter

União de freguesias em Vieira do Minho vai ter eleições intercalares

União de freguesias em Vieira do Minho vai ter eleições intercalares
Fotografia

Publicado em 30 de setembro de 2019, às 17:43

Eleições antecipadas em junta de Vieira do Minho.

A União das Freguesias de Caniçada e Soengas, em Vieira do Minho, distrito de Braga, vai ter eleições intercalares, na sequência da demissão da Junta e da Assembleia, disse o autarca local.
Segundo o presidente da União de Freguesias de Caniçada e Soengas, João Rocha, as demissões foram formalizadas no sábado, durante uma sessão da Assembleia de Freguesia.
“Os elementos da Junta demitiram-se face aos boatos e comentários que circulam nas duas freguesias e que atentam contra a dignidade, honra e bom nome do executivo”, disse. Atribuindo-os a alguns elementos da Assembleia de Freguesia que querem “chegar ao poder a todo a custo”, João Rocha disse que os boatos e comentários, além de teor político, também contêm “acusações pessoais”, tentando “envolver” as famílias dos membros do executivo.
Na última semana, a Junta tinha anunciado que iria pedir a demissão na sessão de sábado da Assembleia de Freguesia.
“Na abertura dessa sessão, foram os membros da Assembleia que se anteciparam e pediram a demissão, quase todos invocando razões pessoais”, referiu João Rocha. Seguiu-se o pedido de demissão dos membros da Junta, estando assim aberto o caminho para eleições intercalares. Nas Autárquicas de 2017, apenas concorreu uma lista, independente, à União das Freguesias de Caniçada e Soengas.
João Rocha explicou que algumas questões levantadas pelos membros da Assembleia de Freguesia se prendiam com um cheque de 2.000 euros e um donativo de 6.000 euros de um particular para fazer um caminho.
“Expliquei que os 2.000 euros eram respeitantes ao valor que eu mesmo adiantei do meu bolso para pagar a um empreiteiro e que o donativo de 6.000 euros foi para pagar ao meu tesoureiro o paralelo que a sua empresa forneceu para o caminho. Eles alegavam sempre que eu é que fiquei com o donativo. Dei todas as explicações, mas, mesmo assim, os boatos continuam. Com a agravante de entretanto terem também entrado na vida pessoal e familiar dos membros do executivo”, acrescentou. Tentou-s ouvir o presidente da Assembleia de Freguesia, Jorge Pereira, mas sem sucesso.
Autor: Redação / NC